Contagem regressiva para o Desafio dos Rochas em Pomerode

Contagem regressiva para o Desafio dos Rochas em Pomerode

- in Santa Catarina
54
Comentários desativados em Contagem regressiva para o Desafio dos Rochas em Pomerode

      O Desafio dos Rochas está na reta final dos preparativos para a edição comemorativa dos 10 anos, que será realizada entre os dias 24 e 26 de maio, em Pomerode (SC). As trilhas já foram definidas e as inscrições seguem abertas, embora restem poucas vagas para completar o número de competidores nas categorias Pró, Sport e Amador, Kids do Mountain Bike (MTB) e nas categorias 50 e 100 Milhas do Gravel.

            Os competidores devem ficar atentos aos prazos, pois as inscrições nas categorias Gravel, Pro, Sport, Amador, kids e Cicloturismo encerram no dia 10 de maio. Até essa data, o valor para competidores adultos continua a partir de R$ 260,00 por atleta, mas sem a camiseta de malha. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, e pessoas com deficiências físicas comprovadas com laudo médico, possuem direito a um desconto de 50% sobre o valor da inscrição no Kit Básico e no Kit Completo. Basta solicitar o cupom de desconto pelo e-mail: [email protected].

            O acesso ao evento é totalmente gratuito, o que possibilita às famílias, amigos e entusiastas do esporte acompanhar as provas livremente. O estacionamento também é gratuito e haverá pontos para consumo de alimentação. Os detalhes das provas e das categorias estão disponíveis para consulta neste link.

            Para celebrar os 10 anos, o Desafio dos Rochas terá um calendário diversificado com intensa programação. Além das provas, o evento conta ainda com congresso técnico, feira, apresentações culturais, competições típicas, provas kids e infantil, e área kids. “Este ano será especial e, além da qualidade das provas, a ideia é surpreender os participantes com a estrutura e as atividades paralelas, tanto para competidores quanto para o público em geral, que vem assistir e torcer pelos ciclistas”, explica Hilário Rocha, organizador e um dos fundadores do desafio.

A noite de sexta-feira (24/5) promete fortes emoções, pois contará com a cerimônia de homenagem aos atletas campeões aos participantes das nove edições e também aos voluntários, apoiadores e patrocinadores. Após a celebração, o público poderá se divertir com o baile típico alemão. No sábado, (25/5), a noite será de mesa farta com o jantar de massas, mais um motivo para somar energias para as provas do dia seguinte. 

Competidores terão circuitos emocionantes

            Serão seis circuitos ao todo. No sábado, a partir das 6h, será realizada a largada da Gravel para os circuitos de 100 milhas (160 quilômetros) e 50 milhas (80 quilômetros). Às 13h, iniciam as provas Kids Balance e XCM Infantil dentro da arena. Já no domingo, os atletas têm as opções do Circuito Pró (100 quilômetros), do Circuito Sport (50 quilômetros), do Circuito Amador (30 quilômetros) e do Cicloturismo (30 quilômetros). A largada de cada categoria ocorre em horários diferentes, a partir das 8h no domingo, todas saindo do Complexo de Esporte e Lazer Francisco Canolla Teixeira, mesmo local das atrações culturais.

            A organização garante que para o MTB os competidores podem contar com percursos fluídos entre trilhas e estrada de chão. A categoria Pró fechará em aproximadamente 102 quilômetros com dois mil e novecentos metros de elevação e sete trilhas, sendo seis em descida. Já a modalidade Sport terá 57 quilômetros com mil e novecentos metros de elevação e cinco trilhas, todas em descida. E a categoria Amador será composta por 31 quilômetros com seiscentos e vinte e oito metros de elevação e três trilhas bem divertidas.

            O percurso da Gravel terá 100 milhas e um trajeto muito desafiador, com aproximadamente quatro mil metros de elevação, um desafio único passando por Blumenau (Vila Itoupava), Massaranduba, Jaraguá do Sul e Rio dos Cedros. 

Novidade para competidores mirins

            O Desafio dos Rochas traz uma novidade para o público infantil. As provas Rochinhas Balance Kids e Rochinhas XCM farão parte da programação no sábado (25/5). Em parceria com a Pianço Bike Team, os percursos foram cuidadosamente adaptados à idade e ao nível de habilidade dos pequenos. As inscrições devem ser feitas pelo site www.desafiodosrochas.com.br até o dia 10 de maio e têm o custo de R$ 70 por criança, a partir de quatro anos. Menores de quatro anos podem participar de forma gratuita. Confira abaixo a programação especial kids:


Sábado (25/5):
10h às 13h30min: Retirada de kits para a Rochinhas XCM
13h20min: Rochinhas Balance – Inscrição gratuita para crianças de até quatro anos.
14h: Largada da Rochinhas Kids – XCM Sport.
14h30min: Largada da Rochinhas Kids – XCM Pró.

Rochinhas XCM | Sport e Pró. Os percursos serão divididos em duas partes:


Sport: Circuito na arena do evento não contendo trilha, com elevação de um quilômetro.
Uma volta para cinco e seis anos
Duas voltas para sete e oito anos
Três voltas para nove e 10 anos

Pró: Circuito na arena do evento contendo uma trilha leve, com elevação de  1,2 quilômetro.
Duas voltas para 11 e 12 anos
Três voltas para 13 a 15 anos

Pausa para abastecer no Cicloturismo Contemplativo

            O Desafio dos Rochas também conta com uma modalidade especial para quem não quer competir. É o Cicloturismo Contemplativo, um percurso de 30 quilômetros em área urbana e rural da cidade de Pomerode, com breves paradas estratégicas nas atrações turísticas.

Mais sobre o Desafio dos Rochas

Realizado pela primeira vez em 2013, o Desafio dos Rochas tem raízes bem mais antigas. Quando o pomerodense Hans Fischer foi campeão Pan-Americano de ciclismo, em 1979, trouxe sua paixão pelo esporte sobre duas rodas para a cidade mais alemã do Brasil.

            Desde que começou, o evento contabiliza participantes de oito países e 15 estados brasileiros. Nas nove edições, foram mais de 7,2 mil atletas que passaram pelas trilhas cuidadosamente traçadas para encantar os participantes com as belezas naturais da região.

Desafio dos Rochas é autorizado e supervisionado pela Federação Catarinense de Ciclismo (FCC). Nesta edição o Desafio dos Rochas é patrocinado por Continental/Royal Pro Division, Weiku do Brasil, TSW Bikes, Fakini Malhas, Free Force, Alles Park Pomerode, Bodyaction, Solifes, Karsten, ProShock, Hotel Fazenda Casarão do Vale e Schornstein. A competição conta com o apoio da Cuida Cap, Bulokers Marketing, Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação, Sra Pedal, Prefeitura Municipal de Pomerode, GoBack Vídeos e Circuito Vale Europeu (CIMVI). O Desafio dos Rochas é realizado e organizado pela Associação Multiesportiva Vale Europeu e Rochas Turismo e Eventos.

Confira a programação oficial

Sexta-feira (24/5)

17h – Abertura arena

17h às 20h – Retirada dos kits

17h às 22h – Expo Desafio

19h às 22h – Complexo Gastronômico

19h30min – Cerimônia de homenagem aos atletas campeões das edições, aos participantes das nove edições e também aos voluntários, apoiadores e patrocinadores. Após a cerimônia, baile típico alemão.

Sábado (25/5)

5h – 5h30min – Retirada do Kit Endurance Gravel

10h às 19h – Retirada do Kit Mountain Bike Marathon / Cicloturismo

10h às 22h – Expo Desafio

10h às 15h – Rochinhas Balance Kids e Rochinhas XCM

18h às 22h – Jantar de Massas

18h30min – Início das premiações da categoria Endurance Gravel

19h – Congresso Técnico (com transmissão ao vivo pelo YouTube)

Apresentações culturais e atividades durante todo o dia.

Domingo (26/5)

6h às 7h – Retirada do Kit Mountain Bike Marathon / Cicloturismo

7h às 7h50min – Alinhamento para largada – Cada circuito e categoria em seu Bolsão

8h – Largadas (a programação será divulgada na semana pré-evento)

11h – Início das premiações

Apresentações culturais e atividades durante todo o dia.

Serviço

O quê: 10º Desafio dos Rochas

Inscrições: até 10 de maio pelo site do Desafio dos Rochas

Quando: 24, 25 e 26 de maio

Onde: Complexo de Esporte e Lazer Francisco Canolla Teixeira. Avenida 21 de Janeiro, 2700, Centro – Pomerode (SC)

Entrada: gratuita

Facebook Comments

You may also like

Polícia Civil prende 25 condenados por estupro de vulnerável em Santa Catarina, Paraná e Maranhão

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, deflagrou a operação Guardiões da Infância em combate à pedofilia