Novo Centro de Autismo é inaugurado

Novo Centro de Autismo é inaugurado

- in São Bento do Sul
409
Comentários desativados em Novo Centro de Autismo é inaugurado

O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo Professora Maria Celeste Novack foi totalmente reformado e está pronto para uso dos professores, profissionais que atendem os alunos e, em especial, dos matriculados da unidade. A obra que ocorreu no prédio que abrigava a antiga PEM Ladir dos Santos, localizada no bairro Dona Francisca, foi anunciada no fim de outubro de 2023, e entregue oficialmente na última terça-feira (30), ainda no mês de Conscientização do Autismo.

A reforma passou por diversas etapas, com o investimento inicial de cerca de R$ 320 mil, mas com a identificação de novas demandas para que atenda completamente a necessidade dos alunos, foram aditivados mais R$ 146 mil. Conforme explica o engenheiro da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Marcelo Laynes Milla. “O espaço ganhou novos banheiros, um deles com acessibilidade, mais uma sala de aula, cozinha, nivelamento do piso, troca dos vidros nas janelas, novo toldo e a troca do telhado, um dos pedidos mais urgentes, já que entrava água no local em dias de chuva, além de demais melhorias. Vale destacar a cor azul, símbolo do autismo, empregada em diversos pontos da obra”, disse.

O prefeito Antonio Tomazini lembrou que o antigo espaço do Centro de Autismo, na rua João Muhlbauer, já não supria mais as conveniências mínimas para o andamento dos trabalhos. “Vimos que um lugar mais espaçoso, com área de lazer e passível de ampliação deveria ser disponibilizado. Viabilizamos o projeto e essa mudança através da união de diversas secretarias e estamos contentes com o resultado”, afirmou Tomazini. 

100 alunos

A diretora do Centro de Autismo, Geovanna Vicente, comentou que a reforma vai trazer diversos benefícios para todos, incluindo alunos, professores e os familiares. “As famílias vão se sentir mais acolhidas e vão saber que o espaço é mais seguro para os filhos. Hoje estamos com cerca de 100 alunos, bem acolhidos por nossa equipe multidisciplinar e com estrutura adequada. Ainda recentemente fomos beneficiados com a aquisição de um veículo de sete lugares para transporte dos nossos alunos”, disse. 

Ela chama a atenção para o aumento dos diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de como uma estrutura melhor no município vai fazer diferença para os diagnosticados. “A Prefeitura não tem medido esforços para melhorar e facilitar o acesso ao nosso atendimento. Essas ações vão contribuir para a interação, o desenvolvimento intelectual e o aprendizado”, agradeceu.

Como participar?

Toda a comunidade TEA em São Bento do Sul pode participar das atividades no Centro de Autismo. Geovanna aconselha que, junto com o laudo médico, o responsável pelo aluno agende uma visita ao espaço. Após uma conversa, os profissionais vão detectar o melhor tratamento para cada caso. “Temos serviços individuais ou em grupo, orientação familiar, oficinas terapêuticas, brinquedoteca, terapias, artes, educação física, tecnologia assistiva e mais”, citou.

O agendamento pode ser feito pelo 3635-5319 ou pessoalmente. O Centro de Autismo está localizado na Estrada Dona Francisca, também no bairro Dona Francisca, no número 3465.Assessoria de ComunicaçãoPrefeitura de São Bento do Sul

Facebook Comments

You may also like

Orquestra São Bento do Sul apresenta Uma Noite no Cinema

Orquestra São Bento do Sul realizará um ensaio aberto ao público, com o tema Uma Noite no Cinema.