Prefeitura de São Bento do Sul adotará município gaúcho

Prefeitura de São Bento do Sul adotará município gaúcho

- in São Bento do Sul
311
0

Mobilizada para ajudar os atingidos pelos alagamentos no Rio Grande do Sul desde os primeiros dias da tragédia, a Prefeitura de São Bento do Sul irá adotar o município de Forquetinha e formalizou na tarde desta quinta-feira (16) projeto de lei que possibilitará que o auxílio seja prestado nesse momento de extrema necessidade, já que a cidade de três mil habitantes tem pontos com cerca de três metros de lama e infraestrutura profundamente abalada.

A proposta, que será enviada para apreciação da Câmara Municipal, visa que o Município esteja legalmente apto a enviar maquinários, equipamentos e pessoal para realizar os trabalhos de reconstrução da cidade. “Estamos sensibilizados com a proporção dessa tragédia e, com esse instrumento legal, teremos segurança para poder colaborar ainda mais com nossos irmãos gaúchos. Esperamos já na segunda-feira (19) partir com o comboio”, afirmou o prefeito Antonio Tomazini, lembrando que já nesta sexta-feira (17) uma equipe se desloca ao Rio Grande do Sul em missão de reconhecimento e avaliação. 

O contato com a administração de Forquetinha se deu já na quarta-feira (15), para entender o cenário atual da cidade. “Fomos informados pelo prefeito que a real necessidade deles neste momento é maquinário e gente capacitada para trabalhar na recuperação da área, que foi devastada. Rapidamente buscamos respaldo jurídico no apontamento feito recentemente pelo Tribunal de Contas, levantamos a estrutura que temos disponível para compartilhar com eles e agora aguardamos apenas a aprovação do projeto de lei na Câmara”, explicou a assessora de Gabinete, Suzana Teles. 

Como ajudar

Na apresentação do projeto, participaram diversas entidades empresariais, clubes de serviço e do poder público, que também irão colaborar na captação de bens que a cidade gaúcha elencou como de maior precisão. São eles: móveis, eletrodomésticos, colchões e louças. Ainda, a população pode colaborar enviando recursos diretamente para o pix do Fundo de Defesa Civil da cidade, chave CNPJ: 54.040.958/0001-35. “Este canal é seguro e inclusive monitorado pelo Tribunal de Contas, sendo um mecanismo facilitado para enviar suas doações”, explicou Suzana. 


Assessoria de Comunicação

Enchente causa prejuízo de R$ 17,2 milhões

Município decretou Situação de Calamidade Pública após passar pela maior enchente da história. Segundo o prefeito Paulo Grunewald, houveram danos em pontes, pinguelas, estradas, asfaltos, redes de água, escolas, empresas e residências.
 
“Solicitamos apoio ao governo estadual e federal para auxiliar nos esforços de resposta e recuperação. O objetivo é restaurar a normalidade o mais rápido possível e minimizar os impactos para a população afetada.”
 
A maior perda registrada é a queda de uma ponte em Bauereck, deixando as comunidades isoladas. Outras oito estruturas foram avariadas, além de nove pinguelas arrancadas e danos graves em pavimentações asfálticas.
 
Conforme levantamento técnico, o valor dos prejuízos chega a R$ 17.272.360,00.


 

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Frente fria traz chuva intensa com risco de alagamentos e inundações em SC neste fim de semana

no sábado, 18, a chuva será mais intensa e volumosa, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte, Planalto Sul e Litoral Sul, com acumulados variando entre 80mm a 120mm, podendo superar esses valores.