230 presos soltos em SC

230 presos soltos em SC

- in Santa Catarina
504
0

Itajaí libera 230 presos de ala superlotada da Canhanduba

230 presos da Canhanduba que estavam em ala do semiaberto tiveram adiantamento para o regime aberto determinada por juíza da comarca de Itajaí; ala estava superlotada

A juíza Claudia Ribas Marinho determinou na última sexta-feira (10), a liberação de 230 presos do presídio masculino e penitenciária masculina do CPVI (Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí), popularmente conhecido como Canhanduba.

Imagem mostra entrada da Canhanduba em Itajaí230 presos em regime semiaberto na Canhanduba conseguem progressão para o regime aberto – Foto: Arquivo NDTV/Reprodução

A magistrada considerou o problema da superlotação da ala dos presos em regime semiaberto, e decidiu adiantar a progressão para o regime aberto para quem atingiu o requisito objetivo ao benefício até 10/02/2025.

Isso significa que 230 presos que estavam no regime semiaberto passam para o regime aberto.

Imagem aérea da CanhandubaComplexo Penitenciário do Vale do Itajaí tem ala superlotada e ausência de câmeras – Foto: Deap/Divulgação/ND

“O adiantamento da progressão ao regime aberto e/ou livramento condicional, de todos os internos que atingiriam o requisito objetivo ao benefício até 10/02/2025, sem prejuízo da análise dos demais requisitos previstos da Lei n. 7.210/84”, determina a magistrada.

Posicionamento do Estado

A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) se manifestou, por meio de nota, sobre a decisão. O órgão informa que foi notificado sobre o assunto.

“A decisão da magistrada considera a necessidade de resolver o problema temporário de lotação de presos masculinos na unidade, no sistema semiaberto. A medida já foi adotada em outras Portarias anteriores, 06/2023 e 10/2023”, diz o posicionamento.

“A SAP informa que a construção de novos espaços destinados ao regime semiaberto no Vale do Itajaí estão previstas em seu planejamento estratégico, visando minimizar o déficit de vagas na região”, finaliza o órgão.

Ala superlotada e ausência de câmeras na Canhanduba em Itajaí

Sem o total de 386 câmeras de monitoramento desde de 24 de outubro de 2023, esta é a situação do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí.

A SAP também destacou por meio de nota que o processo de licitação para a instalação de novas câmeras está sendo finalizado.

“Aguarda-se apenas a manifestação jurídica da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a qual está prevista para os próximos dias”, traz a nota.

“Embora a licitação e o restabelecimento do sistema de monitoramento eletrônico ainda estejam em andamento, ressalta-se que todas as medidas necessárias foram adotadas para garantir o controle e a segurança no Complexo Prisional durante este período”, finaliza o documento.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Polícia Civil prende 25 condenados por estupro de vulnerável em Santa Catarina, Paraná e Maranhão

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, deflagrou a operação Guardiões da Infância em combate à pedofilia