Detru intensifica palestras no Maio Amarelo

Detru intensifica palestras no Maio Amarelo

- in São Bento do Sul
89
Comentários desativados em Detru intensifica palestras no Maio Amarelo

O presente mês é marcado por ações de conscientização voltadas à segurança no trânsito. O Departamento de Trânsito Urbano (Detru) de São Bento do Sul está intensificando palestras de educação e outros meios para levar informações que ajudem a evitar acidentes e perda de vidas nas vias do município. Já na manhã desta quinta-feira (2) ocorreu uma passeata pelas ruas do bairro Cruzeiro, em parceria com a escola Denise Christiane Harms. 

Conforme explica o agente do Detru, Abdiel Magnus, a autoridade de trânsito realiza durante todo o ano eventos em escolas, instituições e empresas. “Nós buscamos o contato com as pessoas em dois momentos importantes de sua vida. Primeiro na escola, quando são multiplicadores do bom exemplo, inclusive cobrando de seus pais e responsáveis uma boa postura no trânsito. Depois, no trabalho, pois muitas pessoas utilizam de veículos para ir e voltar do emprego, ou até para exercer sua atividade”, disse.  

Aos alunos, são repassadas informações de como se portar ao pilotar uma bicicleta, por exemplo. “Este é o veículo que eles estão aptos a conduzir, por isso, levamos a bicicleta para as palestras e demonstramos como agir ao transitar nas vias públicas. O projeto Protagonistas no Trânsito ocorre a partir do 4º ano e coloca eles como os principais atores neste sistema. Com esse cenário desperta a curiosidade delas e as dúvidas surgem naturalmente”, contou Magnus.

No caso dos trabalhadores o foco dos encontros é a direção defensiva, por haverem dados alarmantes de como há acidentes no percurso de casa ao trabalho e vice-versa. “A gente sempre faz dentro da empresa e juntamente com a Segurança do Trabalho, normalmente na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Ali fazemos toda essa explanação e mostramos inclusive que o motociclista é o mais sensível nesta realidade. Falamos sobre como frear na chuva, agir em momentos de pânico e mais”, afirmou o agente. 

Infrações

Mesmo com todas as campanhas de boas práticas, destacando a importância de usar o cinto de segurança, não mexer no celular ou pilotar a motocicleta com a viseira aberta, em uma experiência com jovens do projeto #AtuAção, da Secretaria de Assistência Social, foi constatado que ainda os motoristas precisam levar as normas mais a sério. “Os jovens foram para a rua durante meia hora, simular fiscalizações e contabilizaram as infrações cometidas. Somente neste espaço de tempo, foram identificados 51 motoristas utilizando o celular”, revelou Magnus.

Agende uma palestra
Apesar do calendário de maio já estar quase que 100% ocupado com essas e outras ações de conscientização, o Detru destaca que é possível que entidades recebam os agentes para palestras e outros eventos. Basta ligar 153, 3633-1931 ou então enviar e-mail para [email protected] e pleitear uma data.

Facebook Comments

You may also like

Frente fria traz chuva intensa com risco de alagamentos e inundações em SC neste fim de semana

no sábado, 18, a chuva será mais intensa e volumosa, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte, Planalto Sul e Litoral Sul, com acumulados variando entre 80mm a 120mm, podendo superar esses valores.