Planetário será inaugurado nesta terça em São Bento do Sul

Planetário será inaugurado nesta terça em São Bento do Sul

- in São Bento do Sul
247
Comentários desativados em Planetário será inaugurado nesta terça em São Bento do Sul
Planetário terá visitação gratuita, que pode ser agendada por e-mail. Foto: Diego Buchinger/Div.

TwitterEmailWhatsApp

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan) e de uma parceria com a Prefeitura de São Bento Sul, inaugura nesta terça-feira, 26, às 14h, um planetário digital no campus de São Bento do Sul. O evento contará com a presença do diretor-geral do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), Delcio Pereira, prefeitos da região, demais autoridades e comunidade acadêmica.

O planetário construído tem uma estrutura fixa, com um teatro interno e um domo, no qual representações do sistema solar, galáxia ou do universo, por exemplo, podem ser projetadas com o uso de uma tela hemisférica e de um projetor especializado.

Este tipo de experiência imersiva, além de ser considerada um “espetáculo visual”, caracteriza-se também como ferramenta de aprendizado em astronomia, matemática, geografia, física e diversas áreas das ciências. Pode, ainda, proporcionar experiências audiovisuais imersivas de qualquer natureza.

“O planetário permitirá que a Udesc Planalto Norte contribua de forma significativa com a melhoria da qualidade do ensino de ciências na região, despertando o interesse dos usuários sobre temas científicos, constituindo-se como uma importante ferramenta para a curricularização da extensão universitária”, afirma o diretor-geral Delcio Pereira.

Para a construção do planetário houve um investimento de R$ 93 mil reais pela Prefeitura de São Bento Sul, por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Udesc Planalto Norte. O restante do projeto, com a construção do domo, equipamentos e mobiliário do espaço, foi financiado pela universidade, com custo de R$ 899 mil.

Este é o terceiro planetário da Udesc, que teve o primeiro – um planetário móvel inflável – adquirido em 2021 pela Udesc Joinville, e o segundo – um planetário digital – implementado no ano de 2022 na Udesc Oeste, em Pinhalzinho.

Visitações

A agenda de visitas estará aberta ao público a partir de junho, com acesso totalmente gratuito. Os agendamentos poderão ser realizados através do e-mail [email protected]

Já para os meses de abril e maio está programada a capacitação dos agentes envolvidos nas atividades do planetário.

Facebook Comments

You may also like

Acidente deixa profissional da limpeza pública ferida

Vídeo mostra momento do atropelamento, bem próximo ao Corpo de Bombeiros