Depressão entre crianças e adolescentes o mal do século

Depressão entre crianças e adolescentes o mal do século

- in Sem categoria
511
0

Depressão entre crianças e adolescentes o mal do século
É cada vez maior o índice de crianças e adolescentes com quadro depressivo, casos que muitas vezes não tem volta, causando sérios danos e riscos. O Jornal Liberdade conversou com a Psicóloga Irmalinda Hertzing sobre o assunto. Confirma a entrevista.

SBS-ONLINE) Nos dias atuais é crescente os casos de crianças e jovens com depressão, qual seria a principal causa?
IRMALINDA HERTZING) Sim, cresceu muito o quadro depressivo, nesta faixa etária, devido há vários motivos, mais o maior deles hoje, é a falta de tempo, que os pais tem com seus filhos: Tempo para educar, dar carinho, limites, ser amigo, dar amor, brincar ou fazendo atividades com eles, e por vezes, o casal discutindo na frente de seus filhos, também leva eles a um quadro depressivo,( por isso pais nunca discutir na frente dos filhos, sempre conversem reservadamente). Sem querer fazemos coisas que não percebemos, falando ou discutindo na frente deles e as vezes sobre eles mesmos, sem freio, ou peneira, bem como, falando deles ou chamando a atenção na frente de outros, parentes ou amigos. (Pense a pessoa que tu mais ama, chamando ou falando mal de ti, na frente de todos, como se sentiria, acho que nessa hora lhe faltaria o chão, não é mesmo) Um exemplo a pensar, quem gosta de ser chamado a atenção na frente de todos, de amigos de trabalho, ou de nossos parentes. Esquecemos que um dia também já fomos filhos, e também como eles, estávamos em crescimento e não somos perfeitos.

SBS-ONLINE
Qual a família pode observar que a criança está em quadro depressivo ?
IRMALINDA HERTZING) Quando seu filho se comporta diferente do habitual, não quer comer as coisas que sempre adorou, não querer ir em lugares que sempre gostou, se tranca no quarto, só quer dormir, não quer falar com ninguém, fico muito quieto, por vezes se isola, não quer brincar, fica triste e cabisbaixo, etc….

SBS-ONLINE
Como os pais e a família podem evitar ?

IRMALINDA HERTZING) Organizando seu tempo, incluindo atividades, lazer, brincadeiras de interação com seu filho, na idade que está, bem como, agendando e organizando com ele, seu tempo, entre: escola, tarefas escolares e em casa, estudo, lazer, tempo determinado para vídeo game, Tv, Internet, fiscalizar o que assistem e censurar, canais e materiais impróprios para sua faixa etária. Filhos que tem muita energia para gastar, por em esportes, (natação ajuda a acalmar e descarregar na água, muita energia), futebol, Wolley, etc…. Aprender um instrumento musical, faz muito bem, ( há se até 7 anos os pais colocam para aprender outra língua, terá no futuro facilidade em ser bilíngue). Dar limites e horários é extremamente necessário, pois isso mostrará a eles que são amados, por vocês, pois se preocupam com eles. Para crianças, quando necessário um cantinho e cadeira do pensamento e imprescindível, para pensar no que fez de errado, e que não deve mais fazer e ter esse tipo de comportamento, quando estiver pronto para pedir desculpas, dizer que não vai fazer mais e abraçar a quem machucou, pode sair, bem como, para os adolescentes, tirar por um tempo algo que ele(a) mais gosta. Ou compensá-lo somente quando consegue mudar para comportamento melhor, e de preferencia nunca um bem material, e sim, ir passear contigo ou coisa assim. Quando coloca um castigo, pai e mãe não pode voltar atrás, se policiem nisso, pois senão estarão criando uns tiranos.( Pai e mãe, as pequenas frustrações de criança, vão calça-los para as grandes frustrações de adultos). Quando tiver algo para falar a seu filho, chame ele em um cantinho, e fale em particular, nunca na frente de terceiros.

SBS-ONLINE
A utilização de equipamentos eletrônicos é um fator ?

IRMALINDA HERTZING ) Pode ser, mas hoje a modernidade bate a nossa porta, já é um fato, então temos que nos adaptar a isso, não adianta, não dar a ele, ele terá acesso na casa do primo, ou vizinho, de amigo, ou até na escola, então o que devemos fazer, controlar o tempo, que o usam, e controlar o que estão vendo, se é apropriado para sua faixa etária. Quando jogam vídeo game por exemplo, jogos violentos, devem ser retirados de crianças e adolescentes, não é apropriado, pois são pessoas em desenvolvimento. Priorizar sempre o tempo de uso e censurar o que veem e jogam.
SBS-ONLINE
Qual a media diária aplicada para utilização dos equipamentos ?

IRMALINDA HERTZING) Em média uma hora por dia mais ou menos. Fazer brincar com outras coisas, atividades, ou esportes vão ajudar.

SBS-ONLINE
As opções de lazer teria uma tendência para reduzir esse mal ?
IRMALINDA HERTZING) Sim, Pai e mãe sei que estão sem tempo pra tudo, mas se organizem e tirem na semana uma hora para brincar com seu filho, do que for pertinente para a idade dele. Há dizer que não sabe brincar como ele, espera ai, sei que tu também como eu, já foi criança. Então bora brincar com eles, sei que vai se divertir e a depressão pra ele não vai chegar, nem a sua dai. Organizar atividades, brincadeiras, e tirar tempo para o esporte, como andar de bicicleta, jogar bola, caminhar (até, disputando quilometragem, para ver quem ganha). (Há montar quebra cabeça, é um excelente exercício para o cérebro). E outros……Vamos cuidar de nós e de nossos amores, e ser todo dia feliz.

SBS-ONLINE
Quanto tempo a senhora atua na área ?
IRMALINDA HERTZING) Atuo na área já há 10 anos, como psicoterapeuta, em consultórios, na área clínica, com pacientes: crianças, adolescentes, adultos e idosos. Trabalhei também em Projetos como “Psicólogos da Alegria”, no Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages, SC, “Projeto Asilo Vicentino” de Lages, SC, com idosos, “Projeto PSI. S.O.S. Emergencial”. No Posto de Saúde São Pedro, Lages SC, com atendimento no consultório do posto, há crianças, adolescentes, adultos e idosos, atendimentos domiciliares com as agentes de saúde, e atendimentos domiciliares a pacientes terminais. Trabalhei com Mediação e Conciliação na área Jurídica na Casa da Cidadania em Lages SC. Atuei também na área Organizacional, com Estudo de Clima Organizacional, Seleção e Recrutamento de Pessoal. Fiz duas Pós-Graduações em: Especialista em Avaliação Psicológica em Todas as Áreas, bem como, Perita Examinadora do Trânsito.
Hoje tenho um site: www.lindapsicologa.com, com atendimento online, e atendimento presencial/emergêncial.

Sobre Irmalinda
Psicóloga Irmalinda Hertzing
CRP-12/08150
Psicoterapeuta
Especialista em Avaliação Psicológica
Perita Examinadora do Trânsito
Site: www.lindapsicologa.com
Consultório de Psicoterapia Online Presencial/Emergêncial
E-mail: lindahertzing@hotmail.com
Fone: (47)3633-0695
Fone: (47)96549083
Endereço Residencial Rua: Av. Argolo, número 40, apto 21, Centro
Cep: 89280061 São Bento do Sul, SC.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Projeto ambiental é destaque nacional

O Projeto Recuperando Nascentes, da EBM Rodolfo Berti,