Frente fria chega a SC, provoca queda nas temperaturas e há condições para temporais e chuva intensa nos próximos dias

Frente fria chega a SC, provoca queda nas temperaturas e há condições para temporais e chuva intensa nos próximos dias

- in Santa Catarina
466
Comentários desativados em Frente fria chega a SC, provoca queda nas temperaturas e há condições para temporais e chuva intensa nos próximos dias

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, nesta quinta-feira, 9, a influência de uma frente fria, que ao longo do dia ganha características estacionárias, segue favorecendo a formação de instabilidades por todo estado, mantendo o tempo nublado com condições para chuva e temporais isolados a qualquer hora do dia. Com o tempo mais nublado, as temperaturas máximas marcam valores abaixo de 20°C no Litoral Sul, entre 20 e 24°C no Grande Oeste e demais regiões litorâneas, e de 24 a 27°C em trechos do Vale do Itajaí e Planalto Norte. Ondulação de sul/sudeste entre 1,5 e 2,3 m.

Chuva

Entre o início da tarde desta quinta-feira e a noite da sexta-feira, 10, a atuação da frente fria provoca temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa em curto período de tempo no estado de Santa Catarina, sobretudo nas regiões entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, destacadas áreas em amarelo do mapa. Ainda,  em cidades do Planalto Sul e Litoral Sul, os volumes de chuva variam entre 40 e 60 mm, com pontuais que podem ficar acima. Estas condições se estendem no decorrer da sexta-feira, com a chuva se concentrando principalmente em áreas do Planalto Sul e do Litoral Sul. Nestas áreas, há risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica, nas áreas em verde o risco é baixo.

Próximos dias

Na sexta-feira,10, a frente recua para sul em direção ao Rio Grande do Sul como frente quente. Desta forma, o tempo se mantém instável em Santa Catarina, especialmente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, onde a instabilidade será mais frequente com condição para chuva forte e temporais isolados com fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo a qualquer hora do dia. Nas demais regiões, especialmente do Grande Oeste, as instabilidades se intercalam com períodos de sol. O risco será baixo a pontualmente alto para ocorrências associadas aos temporais e à chuva intensa. As mínimas variam entre 13 e 18°C na maioria das regiões. As máximas retornam para os valores entre 26 e 29°C no Grande Oeste, enquanto entre o Vale e o Litoral Sul marcam de 22 a 25°C. Nas áreas serranas e áreas do Litoral Sul mais próximas ao RS, as temperaturas variam de 15°C a 19°C.

No sábado,11, a influência de uma área de baixa pressão que deve se deslocar para alto mar e a formação de uma nova frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina mantém o tempo instável entre o Planalto Sul e Litoral Sul onde há maior condição para chuva pontualmente intensa e temporais isolados com granizo e fortes rajadas de vento. Entre a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas entram em elevação mas há condições para temporais isolados, especialmente da tarde para noite com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas associadas. Nas demais áreas, tempo firme. As temperaturas máximas variam de 20°C a 24°C no Litoral Sul e Planalto Sul, 25°C a 29°C no Grande Oeste e Planalto Norte e de 27°C a 32°C entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

No domingo,12, o sistema segue apresentando características estacionárias, posicionando-se entre o nordeste do Rio Grande do Sul, Serra e Litoral Sul catarinense, onde deve causar chuva intensa e volumosa, com risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais e danos na rede elétrica.

Facebook Comments

You may also like

Governador inaugura nova usina fotovoltaica da Celesc em São José do Cedro

. A solenidade foi realizada na tarde desta quinta, com a presença do governador Jorginho Mello.