Frente fria traz chuva intensa com risco de alagamentos e inundações em SC neste fim de semana

Frente fria traz chuva intensa com risco de alagamentos e inundações em SC neste fim de semana

- in São Bento do Sul
523
Comentários desativados em Frente fria traz chuva intensa com risco de alagamentos e inundações em SC neste fim de semana

TwitterEmailWhatsApp

Foto: Airton Fernandes / Ascom SDC

De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), a partir da noite desta sexta-feira, 17, uma frente fria avança sobre o estado, deixando o tempo encoberto e chuvoso em todas as regiões. Já no sábado, 18, a chuva será mais intensa e volumosa, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte, Planalto Sul e Litoral Sul, com acumulados variando entre 80mm a 120mm, podendo superar esses valores. No Oeste e Extremo Oeste, os acumulados de chuva serão menores, entre 30mm e 60mm.

As áreas com maior volume de chuva enfrentam RISCO ALTO a MUITO ALTO para ocorrências associadas à chuva intensa, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações.

As temperaturas não sobem  muito. A sensação será de frio, especialmente no Grande Oeste e Planalto Sul, onde as temperaturas ficarão abaixo dos 15°C no sábado e domingo. Nas demais regiões, as temperaturas variam entre 15°C e 20°C.

Condições hidrológicas em SC

Segundo as informações da Hidrologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, os principais rios de Santa Catarina apresentam níveis e vazões estáveis ou com elevações pouco significativas, permanecendo dentro da normalidade em praticamente todas as bacias catarinenses. 

A partir da noite desta sexta-feira, 17, com a chegada das chuvas, os níveis dos rios poderão apresentar elevações significativas ao longo de sábado, 18, e domingo, 19, nas regiões do Alto, Médio e Baixo Vale, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte.

Por conta dessas condições, ao longo do sábado, 18, o RISCO É MUITO ALTO para inundações e enxurradas nas bacias hidrográficas que compõem as regiões do Alto, Médio e Baixo Vale, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte, principalmente no Rio Itajaí e seus afluentes, Biguaçu, Tijucas, Cubatão, Camboriú, Itapocu, Cubatão do Norte, Negro e Canoinhas. Para as bacias do Litoral Sul e Planalto Sul, o risco é moderado.

Acompanhe abaixo um resumo dos níveis observados e das previsões de acordo com os modelos hidrológicos do Sistema de Previsão de Eventos Críticos:

Figura 1: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina. Fonte: SDC

Chuvas em SC: redução no número de desalojados e desabrigados e sete municípios ainda estão em situação de emergência

Conforme o último Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), na tarde desta sexta-feira, 17, o número de municípios que decretaram Situação de Emergência (SE) permanece em sete, por conta das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina. Ao total, 13 municípios das regiões Sul e Extremo Sul registraram ocorrências. Ainda de acordo com o relatório, diminuíram os números de desalojados e desabrigados. Até o momento, são 215 pessoas desalojadas e 9 desabrigadas:

Fonte: Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Os municípios que decretaram SE são: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá. Também foram enviados itens de assistência humanitária (IAH) para Araranguá e São João do Sul. Os itens enviados foram cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.

Ocorrências nos municípios

Passo de Torres: Informações atualizadas indicam que 35 pessoas seguem desalojadas e 9 pessoas desabrigadas (as quais estão no abrigo público municipal), em razão de suas residências ainda estarem alagadas pelas águas do Rio Mampituba. Estas pessoas estão sendo atendidas com Itens de Assistência Humanitária entregues pelo poder público municipal. As aulas foram suspensas nos dias 13 e 14 de maio, nas escolas municipais.

Praia Grande: Informações atualizadas indicam que a situação retornou à normalidade.

São João do Sul: Informações atualizadas indicam que o município continua com 180 desalojados na comunidade de Barrinha, em razão do alto nível da lagoa do Sombrio. As comunidades de Barrinha, Sanga Danta e Campestre também estão isoladas em razão dos acessos estarem alagados. O município está em constante auxílio aos moradores, fazendo a entrega dos Itens de Assistência Humanitária adquiridos pelo município assim como os recebidos da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Foram resgatados veículos da comunidade de Barrinha com uma carreta plataforma adaptada, tracionada por um trator, único veículo que consegue acessar o local.

Balneário Rincão: O município registrou ocorrências relacionadas às chuvas no dia 11 de maio, informações atualizadas indicam que a situação está sob controle. Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil monitora algumas ruas que persistem com pequenos alagamentos, mas sem transtornos.

Içara: O município registrou ocorrência relacionada às chuvas no dia 11 de maio, às informações atualizadas indicam que a situação retornou à normalidade;

Criciúma: A frente fria trouxe chuvas intensas no município nos dias 11 e 12 de maio, informações atualizadas indicam que a situação retornou à normalidade;

Forquilhinha: A frente fria trouxe chuvas intensas no município nos dias 11 e 12 de maio, informações atualizadas indicam que a situação retornou à normalidade, tendo o abrigo sido desativado.

Previsão do tempo para o final de semana e segunda-feira (20/05)

https://youtube.com/watch?v=R5W_45pvfhk%3Ffeature%3Doembed

:: Saiba mais: Atenção meteorológica – Chuva intensa e volumosa neste fim de semana ::

Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br

Mais informações:

SDC
Jornalista Grasiele Aguiar ([email protected])

Facebook Comments

You may also like

Procon busca prevenir golpes em idosos

GERAL  “”Para ajudar idosos a evitarem essas investidas, o