São Bento do Sul 148 anos. Nossas Riquezas e Tradições: 50 anos de inauguração do Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff

São Bento do Sul 148 anos. Nossas Riquezas e Tradições: 50 anos de inauguração do Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff

- in São Bento do Sul 148 anos. Nossas Riquezas e Tradições
937
Comentários desativados em São Bento do Sul 148 anos. Nossas Riquezas e Tradições: 50 anos de inauguração do Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff

A casa que hoje abriga o Museu foi construída para residência do Dr. Felippe Maria Wolff, o primeiro médico a atuar em São Bento do Sul (então Colônia Agrícola São Bento).

Vila Wolff , enquanto residência do Dr. Felippe.
Foi construída na década de 1880, com a técnica do estuque (madeira e barro). Foi sede do Governo do Estado de Santa Catarina, durante a Revolução Federalista, no ano de 1893, e depois foi saqueada pelos revolucionários. Após o falecimento do Dr. Felippe em 1910, a casa foi comprada pela família Kahlhofer e serviu de casa de comércio e residência.

Em 1964 o então prefeito Sr. Alfredo Diner adquiriu a propriedade dos Kahlhofer, que englobava onde hoje é o Museu, a casa da Tipografia do Dr. Wolff e o Terminal Urbano de Passageiros

Escritura Pública datada de 23 de setembro de 1964, onde o Prefeito Sr. Alfredo Diner adquire o terreno dos herdeiros da família Kahlhofer, com 10812 m² por Quinze Milhões e Trezentos mil Cruzeiros. Fonte: Arquivo Histórico de São Bento do Sul.
Em 1967 foi transformada em Museu. Em 1998 a casa foi tombada como Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina pelo Decreto Nº 2980 de 24/06/1988.

Criado pela Lei nº 78, de 20 de setembro de 1967, no governo do então prefeito Sr. Otair Becker, o Museu Municipal de São Bento do Sul inicia seu trabalho reunindo peças de importância Histórica para a cidade. A inauguração do Museu foi no dia 23/09/1971, no governo do então Prefeito Sr. Ornith Bollmann.

Inauguração do Museu Municipal.
O museu Municipal de São Bento do Sul passou a ser chamado Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolff, em homenagem ao médico que mandou construir a casa, através da Lei nº 187, de 20 de novembro de 1979, no governo do então prefeito Sr. Odenir Osni Weiss. A lei nº 202, de 23 de junho de 1987, durante a gestão do então prefeito Dr. Genésio Tureck, criou a Fundação Cultural de São Bento do Sul, da qual o Museu hoje faz parte.

Apresentações musicais no Museu
Em comemoração aos 148 anos de São Bento do Sul e aos 50 anos de inauguração do Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff, celebrados no dia 23 de setembro, a Fundação Cultural organiza diversas apresentações musicais no pátio do Museu. A primeira delas ocorre neste domingo (12), a partir das 15 horas, com a participação do Grupo Raiz Sertaneja.

No dia 19, também a partir das 15 horas, haverá mais uma apresentação, com grupo ainda a definir. E no dia 22, às 19 horas, será a vez da Orquestra Sinfônica da Escola de Música Donaldo Ritzmann se apresentar.

A Fundação Cultural reforça a necessidade do uso da máscara e do distanciamento.

Facebook Comments

You may also like

Calçadão charme emoldurado pela arquitetura: “São Bento do Sul 148 anos. Nossas Riquezas e Tradições” “

Localizado no centro da cidade, na Rua Visconde de Taunay e Travessa José Zipperer, o "Calçadão" de São Bento do Sul se traduz através de seu charme e aconchego emoldurado pela arquitetura germânica