Indígena é morto a tiros em área sob disputa em Bonsucesso interior de Itaiópolis

Indígena é morto a tiros em área sob disputa em Bonsucesso interior de Itaiópolis

- in Itaiópolis
645
Comentários desativados em Indígena é morto a tiros em área sob disputa em Bonsucesso interior de Itaiópolis

Indígena é morto a tiros em área sob disputa em Bonsucesso interior de Itaiópolis.

Um jovem indígena foi morto a tiros em Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina, na madrugada deste sábado (27). O crime ocorreu próximo à divisa com José Boiteux, em uma área sob disputa.

O rapaz foi identificado como Ariel Paliano, de acordo com o cacique presidente,  Setembrino Camlem. A vítima estava às margens de uma estrada.

Setembrino afirmou que está em uma viagem para Brasília para participar de atividades do Abril Indígena e a mãe do jovem assassinado, que também está na delegação, soube da notícia durante a o deslocamento.

Conforme Setembrino, o indígena, que pertence à etnia Xokleng, é vice-cacique na retomada das terras que estão sob disputa, na comunidade de Bonsucesso. A família de Ariel teria sofrido outros dois atentados nas últimas semanas, mas sem vítimas.

Terra indígena está sob contestação no STF

Uma fonte ligada à comunidade e ouvida pelo portal ND Mais afirmou que a área onde a família de Ariel vive possui uma portaria que a reconhece como terra indígena, mas há uma contestação que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) questionando a decisão.

“Ela [família] veio sendo alvejada com tiros durante alguns finais de semana, há mais ou menos um mês. Já tiveram outros momentos que tiveram conflitos ali, mas nunca com morte”, afirma a fonte. De acordo com ela, o corpo do jovem indígena foi queimado.

A reportagem do portal ND Mais procurou a Polícia Federal que afirmou ter enviado uma equipe ao local do crime e que irá investigar o caso.

Por ND+.

Facebook Comments

You may also like