Dona Lurdes Rhutes dedicada à família e Pastoral da Criança

Dona Lurdes Rhutes dedicada à família e Pastoral da Criança

- in Personagem da Semana
3828
Comentários desativados em Dona Lurdes Rhutes dedicada à família e Pastoral da Criança

São décadas dedicadas ao sonho de dias melhores para crianças carentes do bairro Centenário através da Pastoral da Criança

São Bento do Sul

Lourdes Tobias Rhutes, com seus 65 anos bem vividos é natural de Rio do Sul, como diz nasceu e se criou no município. Da infância tem boas lembranças, da roça e cuidar do gado.

A chegada em terras de São Bento do Sul foi motivada pelo seu pai o senhor Antônio João Tobias, que trabalhava na rede ferroviária e foi transferido para Rio Negro. Foi lá que dona Lurdes conheceu o amor de sua vida João Maria Ruthes com quem se casou e teve seis filhos, que constitui uma grande família.

Com a primeira filha foi o momento da família tentar a sorte em São Bento do Sul, no final da década de 1980 São Bento era referencia para outras cidades e as pessoas vinham morar para este município que me acolheu todos nós. “Era uma vida difícil tínhamos que pagar aluguel e criar os filhos’, lembra emocionada. Até que na época surgiu a possibilidade de receber um terreno da prefeitura, indicaram para ela a ex – secretária de assistência social Clélia Roesler, na Gestão do ex-prefeito Lourenço Schreiner, com qual conversou e conseguiu um terreno no bairro Centenário. “Na época as pessoas tinham um olhar diferente para o bairro, e dona Lurdes disse que se sentiria super bem, pois queria contribuir para o crescimento do bairro”, revela. Com o terreno confirmado foi hora de construir a casa, com muito sacrifício o sonho se tornou realidade, em 1989 a casa já estava construída momento que dona Lurdes decidiu retribuir o que o bairro Centenário lhe deu e São Bento do Sul participando da Pastoral da Criança

“Comecei ajudar na igreja entrei no coral da dona Iraci e depois na Pastoral da Criança já são 22 anos trabalhando com a Pastoral da Criança, e quero continuar”, diz

Segundo Dona Lurdes tempos atrás a pastoral tinha mais participações de pessoas em situação de pobreza. “As pessoas passavam por mais dificuldades no passado isso é fato”, avalia

A pastoral da Criança recebe ajuda de muitas pessoas que se engajam no projeto social, Uma delas que dona Lurdes fez questão de citar é o médico Dr. Tomazini. “Ele ajuda há 17 anos, e nunca utilizou o local para fazer politica, sempre estende sua mão sem pedir nada em troca, ele merece toda a nossa gratidão”, ressalva

“Essa ajuda não é por causa de política e sim pelo cidadão que ele (Tomazine) é”, elogia.

Segundo ela a Pastoral não se envolve em politica, o projeto é para ajudar com oração de amor com amor

Dona Lurdes revela que o ombro direito foi o marido João Maria que sempre lhe apoiou nos projetos, caso contrario não poderia fazer parte dos projetos. O trabalho bem feito da pastoral também tem o amparo da saúde, no qual Dona Lurdes elogia o atendimento bem como do Cras órgãos municipais que também dá uma mão muito grande para essas famílias que precisam.

Uma vez por mês na reunião além dos lanches da parte da saúde e das orações é realizado o atendimento as crianças carentes, em média 40 participam com suas mães. . Além dos encontros mensais são feitos festas no Natal e outros eventos. “é um trabalho que a gente sente bem e fazemos com o coração e vamos continuar”, diz . Os encontros acontecem no salão da Igreja São Paulo Apostolo no qual dona Lurdes também agradece. .

Sobre o bairro Centenário

Dona Lourdes da pastoral diz que se sente bem aqui na comunidade do bairro Centenário. “Aqui vi ela crescer e cresci junto com essa comunidade trabalhadora e gentil. Não trocaria por outro bairro, aqui vi muitas crianças crescerem, vi também o desenvolvimento é um bairro muito bom para se morar e construir sonhos e família”, revela.

A família sempre Unida

Dona Lurdes reconhece todos da família. Em especial o esposo João Maria Ruthes, que estão casados há 46 anos Aos filhos Katia Pires de Lima, Claudio, Claudinei, Cleber, Djontan, Dionini. Revela sua paixão pelos netos Alexandre, Adriel, Rafaela, Gabriel, Willian, Gabriele e Geovana. Bem como aos genro Joel Pires de Lima e as noras Carla Zommer, Siliane Camargo e Franciane Weiss. Presta homenagem também para sua mãe Ângela dos Santos Tobias que está acamada e recebe os cuidados de dona Lurdes.

O portal sbsonline presta Homenagem a dedicação de dona Lurdes nas causas sociais. Demonstra que o trabalho levado a sério nas comunidades deve ser valorizado por pessoas que querem sempre o bem da comunidade.

*Todos os direitos reservados
www.sbsonline.com.br

Facebook Comments

You may also like

Ex-prefeito Magno Bollmann comemora 80 anos

Magno administrou São Bento do Sul em duas gestões. É idealizador do Parque Natural das Aves em Rio Natal é Engenheiro agrônomo e pós-graduado em engenharia ambiental.