A utilização do aplicativo de transporte de passageiros contratado pelo Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), de 2022 a 2023, registrou um crescimento da ordem de 108,32%. Foram 9.448 quilômetros percorridos em 2022, contra 19.683 quilômetros no ano passado. Em 2024, a Diretoria de Infraestrutura (DIE) espera um novo recorde, porque já foram rodados 10.761 quilômetros até o mês de junho. Saiba como é fácil utilizar essa ferramenta.
Regulamentado pela Resolução GP n. 34, de 12 de novembro de 2020, que estabelece a prioridade deste meio para deslocamentos a trabalho e atividades vinculadas ao interesse do Judiciário catarinense, o serviço é exclusivo a magistrados, servidores e colaboradores no exercício de suas funções. Segundo a diretora de Infraestrutura, Fernanda de Jesus, a disponibilização e o uso do aplicativo de transporte consistem em grande avanço para a instituição.
“Até 2020, o transporte de pessoas no PJSC era realizado exclusivamente com veículos próprios. Com o surgimento de novas soluções tecnológicas, percebeu-se que, em determinadas situações, o uso de transporte privado é mais vantajoso, uma vez que a administração deixa de despender recursos públicos em bens que não terão uso pleno, mas geram despesas fixas como seguro e manutenção. Além disso, o uso de transporte privado simplifica a gestão e melhora o serviço, com inúmeros benefícios aos usuários, como praticidade e agilidade, o que resulta em aumento do nível de satisfação”, anotou a diretora.
O uso do transporte por aplicativo também oferece diversas vantagens ambientais ao promover a sustentabilidade. O compartilhamento de veículos, a otimização de rotas e o incentivo ao uso de carros elétricos pelas plataformas são medidas que resultam na redução do consumo de combustíveis e da emissão de gases de efeito estufa, o que melhora a qualidade do ar. Somado a tudo isso, há uma diminuição da demanda por espaços para estacionamento.
Veja quem mais utiliza
“Em razão de todas essas vantagens, a DIE tem envidado esforços para expandir a abrangência do serviço, tanto intentando o aumento do número de motoristas cadastrados quanto incentivando o uso pelos passageiros. A utilização do transporte por aplicativo oferecido pelo PJSC é simples, mas requer um cadastro prévio”, explicou a diretora.
Um levantamento da DIE apontou as comarcas que mais se destacam na utilização do serviço: Capital, Joinville, Papanduva, Bom Retiro, Taió, Rio do Campo, Biguaçu, São Bento do Sul, Urussanga, São Francisco do Sul, Blumenau e Porto Belo. Além disso, na sede do TJSC e nas unidades administrativas do Poder Judiciário, o uso do transporte por aplicativo também está consolidado.
Para se cadastrar, basta enviar um e-mail para [email protected] com seu nome completo, número de telefone celular, e-mail funcional e local de trabalho, e aguardar as instruções de uso.
Aplicativo de transporte no PJSC
2021 – 233 quilômetros
2022 – 9.448 quilômetros
2023 – 19.683 quilômetros
2024* – 10.761 quilômetros
*até o mês de junho.
Fonte: DIE
Facebook Comments
Homem que agrediu cão na orla de Balneário Camboriú é condenado por maus-tratos a animais
Caso foi registrado em vídeo por populares e ganhou grande repercussão nas redes sociais