A dor transformada em amor: paciente do Cepon se veste de super-herói para visitar hospital

A dor transformada em amor: paciente do Cepon se veste de super-herói para visitar hospital

- in Santa Catarina
374
Comentários desativados em A dor transformada em amor: paciente do Cepon se veste de super-herói para visitar hospital

Fotos: Divulgação Ascom/SES

Os pacientes, acompanhantes e colaboradores do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo do Estado, receberam a visita do Batman para fortalecer a luta contra o câncer. Em meio a momentos delicados e desafiadores, a leveza, o bom humor e os sorrisos emergem como poderosas ferramentas para promover o bem-estar e facilitar a recuperação dos pacientes.

O super-herói é na verdade Elton Guedes, paciente do CEPON que resolveu transformar a luta contra a doença em força para ajudar outros pacientes. Em 2020, o barbeiro recebeu o diagnóstico de câncer de garganta. Mesmo com muitas dificuldades e medos, Elton transformou sua dor em amor. Após concluir 38 sessões de radioterapia no CEPON, viu a oportunidade de fazer o bem e oferecer acolhimento a pessoas que estão enfrentando os desafios do câncer.

“Após dois anos do meu tratamento, recuperado da saúde e financeiramente, assisti ao filme do Batman e percebi que o personagem transmite proteção, alegria, confiança e honestidade. O Batman faz tudo por pessoas que ele nem conhece. Isso me inspirou a me tornar o Batman. Hoje sinto que nasci para isso”, afirma Elton.

Para a diretora Geral do CEPON, Dra. Mary Anne Taves, oferecer assistência oncológica de excelência, aliada à humanização e positividade, faz diferença no tratamento. “Manifestações de amor, carinho e atenção são fundamentais. Lembrar o quanto uma pessoa é querida e amada em momentos de delicadeza extrema contribui significativamente para o processo de recuperação e fortalecimento da saúde”.

Sorriso como terapia 

Com influências benéficas diversas, pesquisas científicas confirmam que o riso atua como estimulante cerebral na produção de beta-endorfinas, substâncias com potencial analgésico importante, contribuindo para aliviar ou eliminar a dor, entre outros efeitos. Atuando como voluntário em hospitais oncológicos, Elton, como Batman, relata que a experiência é indescritível. 

“A visita ao CEPON foi marcante; consegui transmitir energia às pessoas para que superassem este momento tão difícil. Vi pessoas emocionadas, com a esperança de superar este desafio. Plantei nelas a ideia de que podem fazer a diferença após a cura. Alguns pacientes até compartilharam seus planos para o futuro”, conclui. No perfil do instagram, @batman.oficialflorianopolis, o Batman conta um pouco mais da sua jornada.

Facebook Comments

You may also like

Polícia Científica de SC desenvolve localizador virtual para recuperar carteira de identidade perdida

Se você perdeu sua carteira de identidade ou