Hospital Infantil Joana de Gusmão realiza cirurgia inédita de reconstrução de laringe em criança de dois anos

Hospital Infantil Joana de Gusmão realiza cirurgia inédita de reconstrução de laringe em criança de dois anos

- in Santa Catarina
167
Comentários desativados em Hospital Infantil Joana de Gusmão realiza cirurgia inédita de reconstrução de laringe em criança de dois anos

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), pertencente à Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi palco de uma cirurgia inédita na unidade na manhã desta quarta-feira, 30. Iniciada às 9h30, a operação corrigiu uma rara má-formação de membrana laríngea em uma criança de dois anos que, desde os primeiros dias de vida, depende de suporte ventilatório e usa traqueostomia para respirar.

O procedimento, que teve duração de aproximadamente três horas, incluiu a reconstrução da laringe e a colocação de um molde para possibilitar a recuperação da área afetada. A cirurgia, poucas vezes realizada no estado, contou com o auxílio de uma equipe especializada do Hospital Infantil, conduzida pela experiente Dra. Rebecca Christina Kathleen Maunsell, otorrinolaringologista pediátrica especialista em cirurgias de laringe e professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Janaína Jacques, médica otorrinolaringologista do HIJG que, junto com o dr Felippe Flausino, auxiliou a especialista, destacou a importância da operação e do aprendizado. “É uma cirurgia que nós nunca realizamos no Hospital Infantil. Com o auxílio da Dra. Rebecca, que em função do Congresso de Otorrinolaringologia se dispôs a vir e operar conosco esse caso incomum, conseguimos atender e melhorar a qualidade de vida dessa criança”, explicou.

HIJG drasrebeccaejanaina
Médicas Otorinolaringologistas Janaína Jacques e Rebecca Maunsell

A Dra. Rebecca Maunsell, que já conduziu esse tipo de procedimento em outros casos, explicou os desafios específicos desta operação. “Essa é uma condição rara, uma má-formação de laringe que se chama membrana laríngea, onde a criança nasce com as pregas vocais como se estivessem fundidas. Então ela nasce com uma voz rouca e dificuldades respiratórias. Felizmente o pessoal aqui em Florianópolis conseguiu reconhecer rapidamente, acompanhando essa criança durante esses dois anos. Com a cirurgia de hoje, a expectativa é que a criança possa, em alguns meses, ficar livre da traqueostomia e ter uma vida mais próxima do normal”, detalhou a especialista.
Imagem do WhatsApp de 2024 10 30 às 16.01.01 45148110
Equipe: Miriam Gisele de Aguiar, Marcelo Sousa Cruz, Dra. Rebecca Christina Kathleen Maunsell, Dr. Felippe Flausino, Dra. Janaina Jaques, residente anestesia Anageli Pimentel, Rosana Otero Cunha e  Emilli Fraga

Facebook Comments

You may also like

Evento internacional sobre Doação de Órgãos e Transplantes reúne mais de 630 profissionais em SC

O evento ocorre no Hotel Cambirela, na Grande Florianópolis, e celebra também os 25 anos de atuação da SC Transplantes.