
Projeto pioneiro em PalhoƧa oferece trabalho e dignidade a detentos ā com embarcaƧƵes de alto padrĆ£o e impacto social positivo
Santa Catarina vem se destacando como referĆŖncia nacional quando o assunto Ć© ressocialização por meio do trabalho prisional. Um dos principais exemplos dessa polĆtica estĆ” na ColĆ“nia AgrĆcola de PalhoƧa, na Grande Florianópolis, onde 70 detentos participam diretamente da fabricação de iates de luxo ā produzindo, em mĆ©dia, 10 embarcaƧƵes por mĆŖs, com padrĆ£o de qualidade internacional.
š¤ Os apenados atuam na indĆŗstria naval da regiĆ£o em uma parceria com a iniciativa privada, em atividades externas, autorizadas e supervisionadas. O trabalho vai alĆ©m da ocupação: representa uma chance real de recomeƧo.
š¼ Santa Catarina acima da mĆ©dia nacional
Atualmente, 30% da população carcerĆ”ria catarinense estĆ” inserida em atividades laborais ā um total de 8.392 presos. O Ćndice supera a mĆ©dia nacional, que Ć© de 23,8%.
š Em 2024, o trabalho prisional no estado movimentou R$ 28 milhƵes.
O sistema adotado para remuneração segue critérios bem definidos:
- 50% do valor vai para a famĆlia do apenado;
- 25% Ć© usado para custear sua estadia no sistema prisional;
- 25% Ć© guardado em poupanƧa compulsória, acessada somente após o fim da pena ā um suporte fundamental para a reinserção social.
š ļø Trabalho, renda e qualificação
Com 53 unidades prisionais em funcionamento, Santa Catarina tem parcerias com empresas ou instituições públicas em 51 delas. Em 32 unidades, os presos realizam atividades externas, como é o caso de Palhoça.
Além da construção de iates, detentos também trabalham nas Ôreas de:
- Montagem de eletrƓnicos
- Produção de móveis
- Confecção de uniformes
- Outras frentes industriais
Essa estrutura tem impacto direto na redução da reincidência criminal, oferecendo qualificação profissional, geração de renda e dignidade.
š£ SC como modelo para o Brasil
A Secretaria de JustiƧa e Cidadania de Santa Catarina destaca que o modelo Ʃ sustentƔvel e transformador.
AlĆ©m de contribuir com o sistema prisional, o projeto devolve Ć sociedade indivĆduos mais preparados e conscientes, prontos para reconstruĆrem suas trajetórias.



Facebook Comments
š° Ganhador da Mega-Sena em SC pode perder prĆŖmio milionĆ”rio
Um sortudo (ou talvez nem tanto) pode estar prestes a deixar quase R$ 3 milhƵes para trƔs.