Temporais e chuva persistente colocam SC em atenção nesta semana

Temporais e chuva persistente colocam SC em atenção nesta semana

- in Santa Catarina
298
Comentários desativados em Temporais e chuva persistente colocam SC em atenção nesta semana

A semana começa com mudanças significativas nas condições do tempo em Santa Catarina. Nesta segunda-feira (02), o estado registra tempo estável durante a manhã, com sol entre nuvens. No entanto, a partir da tarde, a aproximação de uma área de baixa pressão em níveis superiores da atmosfera, localizada entre a Argentina e o Paraguai, provoca instabilidade em parte do território catarinense.

As regiões mais afetadas são o Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e áreas serranas entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Há previsão de temporais isolados, com possibilidade de chuva pontualmente intensa, oferecendo risco baixo a moderado para alagamentos, enxurradas localizadas e eventuais danos à rede elétrica.

No amanhecer, as temperaturas variam entre 7°C e 14°C no Meio-Oeste, Planaltos e região serrana da Grande Florianópolis. No Litoral, os termômetros ficam entre 21°C e 23°C. À tarde, as máximas alcançam entre 28°C e 32°C na maioria das regiões.

Terça-feira terá aumento da instabilidade

Na terça-feira (03), a instabilidade ganha força em todo o estado. Entre a madrugada e a manhã, a circulação marítima favorece a ocorrência de chuva persistente e, por vezes, intensa, acompanhada de descargas elétricas ao longo do Litoral, principalmente no Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis.

Ao longo do dia, a aproximação da área de baixa pressão mantém a condição de chuva mais intensa nessas regiões e contribui para a formação de temporais isolados no restante do estado, com possibilidade de rajadas de vento e granizo.

O risco para ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas varia de moderado a alto, com maior atenção para o Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Para destelhamentos, quedas de galhos e danos na rede elétrica, o risco é considerado baixo a moderado.

Quarta-feira segue com tempo instável

Na quarta-feira (04), o tempo permanece instável, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral. Nessas áreas, a presença de um sistema de baixa pressão mantém a condição de chuva persistente e, em alguns momentos, mais intensa, principalmente durante a madrugada e a manhã.

No Baixo e Médio Vale do Itajaí, a chuva pode ser acompanhada de raios. Já nas demais regiões, como Meio-Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, a possibilidade de temporais isolados aumenta a partir da tarde.

O risco para alagamentos e enxurradas continua entre moderado e alto no Litoral. Nas outras regiões, varia de baixo a moderado, incluindo possibilidade de destelhamentos e danos na rede elétrica.

As temperaturas no amanhecer ficam entre 13°C e 18°C nas áreas serranas e entre 22°C e 24°C no Litoral. À tarde, os valores se mantêm semelhantes aos do dia anterior.

Tempo melhora a partir de quinta-feira

Na quinta-feira (05), o tempo começa a se estabilizar nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. No Litoral, a chuva perde intensidade, mas ainda pode ocorrer de forma fraca.

Já na sexta-feira (06), o tempo tende a ficar estável na maior parte do estado, com apenas a possibilidade de chuvas fracas e rápidas nas regiões litorâneas. As temperaturas entram em elevação ao longo do período, com destaque para o Oeste, onde os termômetros podem se aproximar dos 35°C a 36°C.

Atenção da população

A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe os avisos meteorológicos e fique atenta a áreas de risco, especialmente nos próximos dias, quando há maior probabilidade de alagamentos, enxurradas e transtornos causados por temporais.

Em caso de emergência, a orientação é acionar os órgãos de proteção e evitar áreas alagadas durante períodos de chuva intensa.

Facebook Comments

You may also like

Mãe tentou segurar filho pelas pernas antes de queda que matou criança em Blumenau, diz polícia

Arthur Colombo da Cruz observava pássaros pela janela quando caiu do segundo andar do hotel