Simulado de incêndio fortalece protocolos de segurança no Fórum de São Bento do Sul
 

Simulado de incêndio fortalece protocolos de segurança no Fórum de São Bento do Sul
 

- in São Bento do Sul
662
Comentários desativados em Simulado de incêndio fortalece protocolos de segurança no Fórum de São Bento do Sul
 

Treinamento integra iniciativa do TJSC com apoio dos bombeiros e da polícia militar
 

Um exercício simulado de incêndio nesta semana mobilizou magistrados, servidores e demais ocupantes do prédio da comarca de São Bento do Sul, no planalto norte do Estado. A ação, que ocorreu na quarta-feira, 10 de setembro, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar, integra o Programa de Prevenção de Acidentes e Capacitação das Brigadas de Incêndio do Poder Judiciário de Santa Catarina, coordenado pela Academia Judicial em parceria com a assessoria do Corpo de Bombeiros Militar.

O exercício foi cuidadosamente planejado. Às 15h, uma máquina de fumaça deu início à simulação de um princípio de incêndio, seguida pelo acionamento do alarme. Brigadistas orgânicos organizaram a evacuação e percorreram as salas a fim de orientar os ocupantes para rota de fuga até o ponto de encontro externo. Enquanto isso, o corpo de bombeiros foi acionado para atendimento do sinistro e lá chegou às 15h08min.

Às 15h12min, o juiz Felipe da Nóbrega Silva, diretor do foro da comarca de São Bento do Sul, encerrou o evento, agradeceu a participação de todos e anunciou o tempo de apenas três minutos e 22 segundos para conclusão da evacuação do prédio. O magistrado ressaltou a importância de “esperar o melhor, mas se preparar para o pior”.

O treinamento integra o plano de emergência da edificação, ferramenta essencial para proteger vidas e patrimônios em situações críticas. A experiência reforça a importância da preparação preventiva, sobretudo após tragédias como o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (2013), que resultou em 242 mortes. A ação na comarca de São Bento do Sul foi acompanhada pelo capitão Marcus de Aguiar Imbrosio, subchefe da assessoria do Corpo de Bombeiros Militar no TJSC e coordenador do exercício, e pelo servidor Daniel Caetano Reynaldo, instrutor do Treinamento Básico de Atendimento a Emergências (TBAE), com o objetivo de reforçar a prevenção e reduzir riscos em situações reais.

Orientações básicas em caso de evacuação 
 


1. Ativação do plano de evacuação
 
– Interrompa imediatamente as atividades ao ouvir o alarme.
 
– Avise pessoas que não conheçam o plano, como visitantes e prestadores de serviço.

 
 
2. Ao deixar o local
 
– Desligue equipamentos elétricos e feche portas e janelas.
 
– Leve apenas itens essenciais de fácil transporte.
 
– Não retorne para buscar objetos esquecidos. 
 


3. Durante a evacuação
 
– Siga as instruções da Brigada de Incêndio.
 
– Utilize as saídas de emergência e mantenha-se no lado direito das escadas.
 
– Siga o fluxo até o ponto de encontro mais próximo.

 
 
4. Ponto de encontro
 
– Após sair do prédio, permaneça no local predeterminado.
 
– Mantenha distância do imóvel e aguarde o corpo de bombeiros ou o Samu.

 
 
5. Proibições e recomendações
 
– Não volte ao prédio nem desobedeça aos brigadistas.
 
– Informe sobre pessoas com dificuldade de locomoção ainda no interior.
 
– Evite pânico: não grite nem corra para prevenir quedas e acidentes.

Imagens: Divulgação/Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Facebook Comments

You may also like

Município realiza mais de 1,2 mil castrações de cães e gatos em 2025

Município realiza mais de 1,2 mil castrações de