Santa Catarina ganha mais de 100 mil MEIs em 12 meses

Santa Catarina ganha mais de 100 mil MEIs em 12 meses

- in Santa Catarina
44
0

Celebrado nesta terça-feira, 27, o Dia do Profissional Liberal, ou Dia do Autônomo, é marcado por um recorde histórico em Santa Catarina. Nos últimos 12 meses, o estado ganhou mais de 100 mil novos Microempreendedores Individuais (MEIs), que são aqueles profissionais que atuam por conta própria, ou com auxílio de um empregado, porém formalizados como CNPJs. O dado revela o avanço do empreendedorismo catarinense, bem como o aquecimento da economia e a elevação na oferta de oportunidades.

Conforme dados da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), o estado de Santa Catarina abriu 106 mil novos MEIs nos últimos 12 meses. O resultado é fruto da relação entre 204 mil MEIs constituídos e 98 mil MEIs extintos no período. A alta ocorre em meio ao bom momento da economia catarinense, com alta da produção e da atividade econômica. Assim, Santa Catarina chegou ao número de 812 mil MEIs com registro ativo.

Para o governador Jorginho Mello, o crescimento no número de MEIs em SC é consequência do estímulo à atividade econômica. “Santa Catarina é um estado empreendedor por natureza. E ainda conta com um Governo do Estado que trabalha para incentivar o ambiente de negócios ao facilitar a abertura de empresas, ampliar o crédito subsidiado e garantir segurança pública e segurança jurídica para empreender”, afirma.

Transporte e comércio lideram entre os setores econômicos

O acréscimo de 106 mil novos MEIs em Santa Catarina nos últimos 12 meses ocorreu com contribuição de diversos setores econômicos. O segmento de transporte e armazenagem possui o maior saldo, com 19.252 novos CNPJs no período. Na sequência aparece o segmento de comércio e reparação de veículos, com saldo positivo de 13.418 novos MEIs. A indústria da transformação ocupa a terceira posição na lista, com saldo de 12.440. Atividades administrativas e profissionais (11.468), construção (12.037) e outros serviços (9.267) também compõem o ranking de setores.

A economia catarinense é a que mais cresce no país e o aumento dos MEIs é reflexo direto desse momento positivo. Além disso, Santa Catarina é o estado com a maior taxa de formalidade do país. Ou seja, o catarinense prefere trabalhar de forma registrada, com a documentação em dia. Isso é fundamental para que aquele eletricista, cozinheiro, motorista, vendedor, possa atender a clientela com segurança e ter acesso a programas de crédito do Governo do Estado”, diz o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Trabalhador morre após cair em poço de máquina de papel em SC

Para realizar o resgate do corpo, os bombeiros precisaram utilizar a técnica de rapel, com o auxílio de um guincho industrial