Prefeitura de São Bento do Sul abre consulta pública para revisão do Plano Diretor e Ordenamento Territorial

Prefeitura de São Bento do Sul abre consulta pública para revisão do Plano Diretor e Ordenamento Territorial

- in São Bento do Sul
128
Comentários desativados em Prefeitura de São Bento do Sul abre consulta pública para revisão do Plano Diretor e Ordenamento Territorial

A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, iniciou a fase de consulta pública dos ajustes periódicos à Lei do Plano Diretor e do Ordenamento Territorial (Leis Complementares nº 10 e 11/2023). A iniciativa tem como objetivo promover melhorias na legislação urbanística com base na experiência acumulada durante sua aplicação.

Segundo a administração municipal, a proposta é resultado do processo contínuo de gestão das normas urbanísticas, buscando aperfeiçoamentos técnicos, normativos e operacionais. Entre os principais pontos estão a correção de erros materiais, como falhas de digitação, redação e ortografia, além de maior clareza na interpretação dos dispositivos legais.

Também estão previstos ajustes nos traçados de poligonais e delimitações territoriais, com base em dados fundiários atualizados, e o aprimoramento do licenciamento urbanístico condicionado, especialmente em relação ao Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e ao Relatório Urbanístico Simplificado (RUS).

Outro destaque é a incorporação de recomendações do Ministério Público de Santa Catarina sobre a ocupação de áreas de expansão urbana. Nesse contexto, o município também estuda uma regulamentação mais específica para as Macrozonas de Expansão Urbana, visando melhorar os parâmetros urbanísticos e os mecanismos de controle, sem alterar a estrutura já definida pelas leis vigentes.

A consulta pública ocorre entre os dias 20 de abril e 22 de maio de 2026. Os documentos estarão disponíveis a partir de 20 de abril nos seguintes links:

Site oficial da Prefeitura:

http://www.saobentodosul.atende.net

Portal Geobensul:

https://geo.saobentodosul.sc.gov.br

Os interessados poderão enviar sugestões, comentários e propostas de alteração por meio de formulário online:

https://docs.google.com/forms/d/e 1FAIpQLScewVgpxSvyZu8WzGXzkf1tXgS9ijyGPYk2fUGdHGWmoNRLeQ/viewform?usp=dialog

Como parte do processo, será realizada uma audiência pública no dia 5 de maio de 2026, às 18h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper (Rua Benjamin Constant, nº 120, Centro).

A Prefeitura reforça que a participação da comunidade é fundamental para garantir que as atualizações atendam às demandas do desenvolvimento urbano sustentável do município.

 

Dionei Mendes

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de São Bento do Sul

Facebook Comments

You may also like

HOMEM CONDENADO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR EM SÃO BENTO DO SUL

Homem foi condenado ha 15 anos pelo crime de estupro. Já está recolhido no Presidio Regional de São Bento do Sul