Francisco Edras Vieira uma trajetória de destaque na sociedade

Francisco Edras Vieira uma trajetória de destaque na sociedade

- in Personagem da Semana
1800
Comentários desativados em Francisco Edras Vieira uma trajetória de destaque na sociedade
https://www.instagram.com/mundocondor

Personagem da Semana : Francisco Edras Vieira uma trajetória de destaque na sociedade

Francisco Edras Vieira, é natural de São Bento do Sul, filho da terra, o que significa uma responsabilidade ainda maior perante a comunidade. Ele é o entrevistado da semana

SBS ONLINE ) O que fez quando criança?
Francisco Edras Vieira) Quando criança já despertava na minha pessoa o dever de sempre ajudar o próximo. Isso começou quando eu era “lobinho”, que seria o grupo iniciante dos “escoteiros” e, já havia ali, neste contexto o reflexo de sempre fazermos uma “boa ação” e este desejo foi se fortalecendo ao longo dos anos.

SBS ONLINE ) O que fez na adolescência?
Francisco Edras Vieira) Na adolescência me tornei escoteiro e, com isso aprendia-se no próprio grupo escoteiro uma questão primordial, qual seja: o respeito e educação pelos mais velhos, além do respeito pelos hierarquicamente superiores em suas funções no grupo, além do desejo em sempre continuar prestando ajuda à todos que necessitassem através das ações que eram feitas. Além destes pontos, sempre tive um grande comprometimento com o estudo, com os esportes e com o meu primeiro emprego que falarei mais adiante. Praticava todos os dias o futsal e o Handebol e, até hoje tenho guardados as medalhas conquistadas. Elas me trazem a lembrança de ótimos tempos que se passaram, mas, que foram primordiais para moldar o meu caráter como pessoa, amigo, pai de família e profissional do direito.

SBS ONLINE ) E 0 primeiro emprego?
Francisco Edras Vieira) Meu primeiro emprego foi trabalhando como auxiliar de escritório na bom traço desenho de móveis, empresa esta que já foi extinta e, posteriormente trabalhei como balconista na livraria Triunfal, outra empresa que também já foi extinta. Ambos os trabalhos me fizeram ter contato com o público e isso colaborou em muito na minha profissão. Sinto orgulho em dizer que com 14 anos de idade já conciliava as obrigações de estudar, trabalhar, praticar esportes e desenvolver atividades como escoteiro. Isso foi gratificante.

SBS ONLINE ) E A familia?
Francisco Edras Vieira) família é o pilar de sustentação de todo ser humano. Posso fazer uma breve conotação aqui dizendo o seguinte: Conhece aquela história do arco-íris e do pote de ouro? Onde reza a lenda que quem chegar no final do arco-íris irá encontrar um pote de ouro? Posso dizer que eu vi o arco-íris! Corri até achar o “fim” dele e, quando lá cheguei, encontrei um pequeno baú dourado. Dentro dele havia um pergaminho de papiro dourado que reluzia como um raio de sol e, nele estava escrito: “Família é o maior tesouro!”. Acho que não preciso dizer mais nada!

SBS ONLINE) O curso de direito e a formatura?
Francisco Edras Vieira) Iniciei o curso de direito no ano de 1993 na faculdade de Direito de Joinville, esta era uma das únicas faculdades que existiam na região e com apenas 50 vagas. Foram 5 longos anos indo diariamente para Joinville. Trabalhava de dia na promotoria de Justiça onde fiz muitos amigos como o Dr. Sérgio Ricardo Joesting e Dr. Marcelo Wegner. Posso dizer que foram anos de constante aprendizado com estes que considero meus grandes mentores, tanto pelo conhecimento, quanto pela conduta irrepreensível aliada aos conselhos e orientações que tive. Isso ocorreu quando o Fórum ainda se situava no prédio Central, próximo ao INSS. Após me formar, o que ocorreu no final de 1997, tendo colado grau em 1998, prestei o exame da Ordem, tendo conseguido êxito e, iniciado assim minhas atividades como advogado à partir de junho de 1998. São mais de 20 anos atuando como advogado aqui em São Bento do Sul.

SBS ONLINE) A participação no Rotary, como ocorreu?
Francisco Edras Vieira) Minha participação no Rotary se deve única e exclusivamente à uma pessoa. Sr. José Dorival Dums, quem eu considero também um grande amigo e um grande mentor dentro do clube, trabalhando sempre em causas nobres e, principalmente, em prol desta nossa comunidade! Ele é o meu padrinho no clube e, particularmente falando, é a pessoa que mantém a chama de todos acesa. É uma pessoa extraordinária e um exemplo a ser seguido por todos no clube.

SBS ONLINE) O que representa o Rotary em sua vida?
Francisco Edras Vieira) Esta é uma pergunta bastante subjetiva e merece todo o cuidado e dedicação em sua resposta. O ponto crucial está no fato de aceitarmos ou não o convite para pertencer a um clube de Rotary e, à partir do momento em que aceitarmos, passamos a assumir uma série de compromissos morais, éticos, filantrópicos e econômicos como membros desta organização de serviços que hoje é a maior do mundo. Quando assumimos nossas obrigações para com o clube, automaticamente estamos assumindo nossas obrigações para com a comunidade, com a família, com os companheiros e com o Rotary. Este engajamento trará projetos e ideias focadas no objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, entidades e, sobretudo, para a humanidade. Por isso afirmo que toda a comunidade que é agraciada pela existência de uma Rotary se desenvolve melhor. O Rotary não é uma entidade de beneficência, mesmo que beneficie a comunidade e a humanidade no geral. O Rotary não é uma entidade religiosa, embora promova os valores e convide a uma vida de acordo com princípios morais e éticos que uma religião normalmente prega. Rotary não é uma entidade corporativa, apesar de no seu seio estarem representadas as atividades da comunidade. Rotary não é uma entidade política, mesmo que nela exerçam os mais representativos líderes da sociedade. Então, o que representa o Rotary na vida de cada membro do clube? Posso dizer com bastante propriedade que o Rotary é um pouco de cada uma das questões acima suscitadas. Podemos dizer que ele representa um cenário para o desenvolvimento do companheirismo e da amizade como oportunidade de servir e desenvolver a comunidade, podemos dizer que o Rotary é dar de si antes de pensar em si, ou podemos dizer que o Rotary é uma oportunidade de fazermos em conjunto com os companheiros de clube uma forma de melhorar e ajudar a coletividade. É por isso que digo que a representação do Rotary na vida de cada um de seus membros possui um significado muito amplo e, por isso à sua riqueza e sua força. Resumindo tudo o que foi dito: O Rotary é uma forma de podermos servir à humanidade.

SBS ONLINE) As principais Ações?
Francisco Edras Vieira) Irei destacar alguns projetos sociais que temos realizado perante a comunidade, onde destaco de antemão que estes projetos sociais somente são possíveis através de ações conjuntas que temos praticado com a comunidade local, empresários que subsidiam o custo através de seus patrocínios, a Igreja Matriz que fornece o local de elaboração do nosso “galeto solidário” ao custo zero. Sim, o nosso “Galeto Solidário” nos possibilita hoje de realizarmos projetos sociais como:

a) doação de equipamentos para a Associação dos deficientes visuais de São Bento do Sul, possibilitando aos mesmos o aprendizado pelo método braile, além de gerar uma melhor qualidade de vida para os mesmos;

b) doação de colchões para uma creche infantil da rede municipal de ensino, onde várias crianças não possuíam um leito adequado para descansarem durante o período em que ficavam na escola, principalmente em meio ao frio do inverno;

c) reforma da sala de fisioterapia anexa ao Ginásio Annes Gualberto;

d) Subsidiamos em grande parte a entrega de um parque infantil em uma escola da rede pública municipal, onde as crianças não tinham qualquer entretenimento no período escolar;

e) Participamos em conjunto com a JCI do projeto idealizado por eles “Debate nas Escolas” e, neste caso contribuímos com a premiação da equipe vencedora;

f) Efetuamos um projeto em parceria com o Poder Judiciário Federal, Ministério Público Federal e Polícia Federal, onde conseguimos a concessão de uso de veículos apreendidos no tráfico de drogas para a concessão dos mesmos para entidades que trabalham justamente em prol da reabilitação de dependentes químicos, como é o caso da ASFA e do CERENE que foram beneficiados com a entrega de um Jetta e de uma Duster para utilizarem em suas entidades.

Menciono ainda que parte do que o clube arrecada é destinada ao Rotary Internacional, cujo qual encampou um projeto para fins da erradicação da pólio mielite no mundo. Quem pensa que “as gotinhas” são subsidiadas pelo Poder Público Federal, Estadual ou Municipal se engana. Todo o subsídio deste projeto vem do Rotary Internacional e hoje apenas três países no mundo ainda possuem casos de pólio registrada e, esperamos que em breve esta seja erradicada totalmente.

SBS ONLINE ) Como presidente quais os desafios?
Francisco Edras Vieira) Inúmeros são os desafios a serem superados quando estamos na presidência de um clube e, estes somente poderão ser transpostos com a colaboração integral de todos os membros do clube. Eu particularmente me sinto seguro demais quanto à este ponto, pois, nossos companheiros são totalmente comprometidos com o clube e, por si só, isso facilita muito a gestão. Nosso passo agora é a criação de novos projetos para podermos gerar ainda mais, uma melhor qualidade de vida para toda esta ordeira comunidade são-bentense.

O site SBS ONLINE e Jornal Liberdade agradece a participação do DR Francisco Edras Vieira, bem como lhe parabeniza pela atuação seja em sua profissão ou seja nas atividades comunitárias.

Facebook Comments

You may also like

Ex-prefeito Magno Bollmann comemora 80 anos

Magno administrou São Bento do Sul em duas gestões. É idealizador do Parque Natural das Aves em Rio Natal é Engenheiro agrônomo e pós-graduado em engenharia ambiental.