Fim do sinal analógico na região somente em 2023

Fim do sinal analógico na região somente em 2023

- in Tecnologia
611
0

Técnico explica que não há necessidade de ter presa, mas conversão pode ser feita melhorando desde já a imagem da TV

Diego José Carvalho Técnico em Eletrônica DA TEC LINE e que atua há 12 anos informa que o sinal analógico vai se encerrar nos próximos dias, mas que Jaraguá do Sul, Blumenau e Joinville serão as cidades onde o sinal analógico não vão mais funcionar. Em São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre o prazo previsto em 2023. O sinal digital já existe nos municípios e os moradores já podem aproveitar.

Gradualmente sendo eliminando 2023 capitais cidades. Diego conta que já instalou diversos kits para moradores de São Bento do Sul e região. O conversor digital e antena tem um custo médio de instalação em torno de R$160.00 reais. “Ainda temos muitas residências que possuem a TV mais antiga dai a necessidade da instalação do kit”, revela. Com o sistema digital a imagem fica mais nítida e nos equipamentos mais novos alguns serviços extras podem ser incluídos, dependendo do equipamento. “A tecnologia avança rápido especialmente na TVs, olhando para alguns anos atrás os equipamentos evoluíram em muito”, admite Diego. .

13 cidades perdem o sinal analógico

A população das 13 cidades da região de Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville tiveram um ano para fazer a migração para o sinal digital. Para auxiliar os moradores, será feita uma campanha de orientação, que identifica se o sinal recebido no televisor é analógico e mostra o passo a passo para fazer a transição. Com isso, as emissoras pretendem ampliar os esforços para sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre como ter acesso ao sinal digital gratuito da TV aberta. O desligamento ocorrerá em 5 de dezembro de 2018 nas cidades de Blumenau, Gaspar, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder, Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul.

93%

A mudança é uma exigência do Ministério das Comunicações que publicou uma portaria definindo que o sinal analógico só poderá ser desligado se ao menos 93% dos domicílios da região estiverem aptos a receber o sinal digital.

Como identificar o sinal

Se a letra ‘A’ aparecer no canto direito inferior da tela, o sinal é analógico. No vídeo da campanha, que começa a ser exibido , apresentadores da NSC TV explicam como identificar qual o sinal recebido na televisão: se a letra ‘A’ aparecer no canto direito inferior da tela, o sinal é analógico. Se a letra ‘A’ não aparecer na tela, o aparelho já está apto a receber o sinal digital.

Benefícios da TV Digital.

• Imagem mais nítida;

• Som de melhor qualidade;

• Adeus, ruídos e interferências;

• Possibilidade de mobilidade e interatividade;

• E o melhor, ela continua de graça!

Sem ruídos ou chiados l.

Até 2023 o sinal analógico será desligado em todo o Brasil. Canais abertos serão transmitidos em sinal digital e, assim, toda a programação terá mais qualidade de som e imagem, sem ruídos e chiados.

Você precisa de uma antena que pegue o sinal digital.

Para captar a TV digital sua antena precisa receber o sinal digital. Uma dica: consulte um vendedor ou especialista em antenas para auxiliar na adaptação de acordo com o local da sua residência

Sua TV é digital e como se preparar

Os aparelhos mais recentes, possivelmente tem conversor embutido. Você deve conferir através do menu de sua TV, através do manual ou conferir com o fabricante.
Veja como descobrir qual o tipo da sua TV e o que ela precisa para receber sinal digital:

Procure sempre pelo selo DTV, se ele estiver na sua TV, ela já está preparada para receber o sinal digital, só falta você conferir a antena.

mais informações acesse
http://teclineeletronica.com.br


sbsonline.com.br todos os direitos reservados

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Alunos da Udesc conquistam vaga para competição de aviões radiocontrolados no Texas

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade