
O Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU das Artes), um dos principais polos de cultura e lazer de Serra Alta, está passando por uma importante reforma. A iniciativa é financiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), garantindo melhorias estruturais e funcionais para toda a comunidade.
Com o objetivo de oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade, a obra contempla reparos e modernizações em diversos espaços do CEU. Entre as ações estão a solução de infiltrações no camarim e no telecentro, o reparo do piso de madeira do teatro — comprometido pela umidade — e a substituição do assoalho do camarim por piso cerâmico, mais resistente e de fácil manutenção.
Pensando na funcionalidade, está sendo adequado no almoxarifado um espaço destinado ao depósito de materiais e equipamentos necessários para auxiliar na limpeza e manutenção do prédio. Já no quesito segurança, estão sendo trocadas fechaduras e maçanetas das portas corta-fogo do teatro, além da substituição das portas dos banheiros e camarins, e reparos pontuais nos banheiros. A segurança também será reforçada com a realocação estratégica das câmeras e instalação de grades em algumas janelas.
A reforma inclui ainda pintura interna de ambientes como o telecentro, teatro, sala multiuso, camarim, banheiros e almoxarifado, revitalizando o visual e tornando os espaços mais acolhedores.
Um dos grandes destaques do projeto é a construção de uma nova Sala Multiuso, com fechamento em estrutura metálica e vidro. Este novo espaço será voltado a oficinas, cursos e eventos, e estará disponível também para o uso livre da comunidade, incentivando a participação e o desenvolvimento de atividades culturais e educativas.
Para garantir a usabilidade do novo ambiente, estão sendo instalados novos pontos de iluminação, tomadas e interruptores. Além disso, os equipamentos de ar-condicionado estão passando por manutenção preventiva para assegurar o conforto térmico dos usuários.
A cobertura do prédio também está sendo revisada — com atenção às telhas, rufos e calhas —, assim como a limpeza das calhas e da caixa d’água, prevenindo problemas futuros e garantindo a qualidade da água.
Com investimento estimado em R$149.771,16, a obra está sendo executada por uma empresa contratada, responsável por fornecer mão de obra e materiais, enquanto a fiscalização é feita pela Prefeitura. Os recursos são provenientes do PNAB etapa 2024, devendo ser utilizado até Junho deste ano, o que poderia implicar na devolução do montante e no não recebimento do recurso para as próximas etapas.
A reforma do CEU das Artes representa um passo importante para a valorização da cultura local, tornando o espaço ainda mais funcional, seguro e acessível. Um investimento que reforça o compromisso com o bem-estar da comunidade e o fortalecimento das ações culturais em Serra Alta.
Gabriela Weihermann
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul


Facebook Comments
Câmara de São Bento do Sul discute projeto de auxílio alimentação para ACTs e outras propostas relevantes
Outro projeto aprovado por unanimidade foi o PL nº 34/2025, também do Executivo, que altera a redação da Lei nº 4.820/2023, aumentando o repasse financeiro ao Programa Câmbio Verde