
**Vereadores de São Bento do Sul discutem mais de 10 projetos em sessão ordinária**
São Bento do Sul – A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira (19), uma sessão ordinária marcada pela discussão de mais de 10 projetos de lei. Entre eles, um projeto foi aprovado em segunda discussão e vários outros passaram pela primeira análise.
O **projeto 232/2026**, aprovado em segunda discussão, altera a nomenclatura de unidades escolares da rede municipal. Com a medida, o Centro de Educação Infantil Tempo Mágico, incorporado à Escola Henrique Schwarz, no bairro Schramm, será desativado. Já a Escola Maria Waltrudes de Vasconcellos Kruger, localizada no bairro Oxford, terá a palavra ntegraladicionada ao seu nome.
Entre os projetos em primeira discussão, destaque para o **248/2026**, que prevê o repasse de mais de R$ 100 mil, via emenda do deputado federal **Rafael Pezenti**, para a Saúde do município. De acordo com a vereadora e líder de governo, **Terezinha Dybas**, os recursos serão destinados a materiais de consumo, incluindo insumos para pintura das unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Dois projetos, **251 e 252**, solicitaram suplementação orçamentária pelo ingresso de convênios no orçamento de 2026. A lider de governo Terezinha Dybas explicou que as alterações têm como objetivo ajustar os gastos da Secretaria de Educação com pessoal, já que o município não havia previsto a abertura de tantas escolas integrais no orçamento do ano passado. O valor total das mudanças deve atingir **R$ 5 milhões**.
Durante a sessão, os vereadores **Terezinha Dybas, Diego Niespodzinski, Gilmar Pollum** e **Rodrigo Vargas** participaram da palavra livre, abordando diversos temas de interesse da comunidade.
A próxima sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul deve continuar a análise de projetos que impactam áreas como educação, saúde e infraestrutura do município.

