Seu Pedro Moreira maquinista aposentado morre aos 100 anos

Seu Pedro Moreira maquinista aposentado morre aos 100 anos

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**”História de Seu Pedro: Um Maquinista que Viveu a História da Ferrovia”**

Há dois anos, em uma entrevista no programa **Foco nos Fatos**, produzido pelo Colégio Excelência de Mafra, seu Pedro Benedito compartilhou com emoção e nostalgia um pouco de sua rica trajetória profissional. Natural de Antônio Olinto, no Paraná, ele relembrou como, apesar de seu registro de nascimento ter ocorrido em Campo do Tenente, foi a ferrovia que marcou sua vida

Aos 16 anos, um jovem Pedro não imaginava que sua vida tomaria o rumo das trilhas da ferrovia. Na época, a Rede Ferroviária  estava em busca de novos talentos, e ele foi selecionado para iniciar sua jornada no setor ferroviário.

Em 6 de agosto de 1938, a vida de seu Pedro tomou um novo rumo, quando ele ingressou na **Rede Ferroviária** para atuar inicialmente no setor de manutenção de linhas.

“De Foguista a Maquinista: Uma Trajetória de Desafios e Conquistas”

O trabalho de maquinista, embora fosse o sonho de muitos na época, não chegou de imediato para seu Pedro. Em seus primeiros anos, ele passou por diversas funções na ferrovia, começando como **foguista** nas antigas **máquinas a vapor** — uma função crucial para o bom funcionamento das locomotivas. Ele também atuou em atividades como **lubrificação** e **carvoeiro**, sempre com a missão de garantir o desempenho da locomotiva.

Mas, como ele mesmo afirmou, foi uma grande oportunidade quando, anos depois, a **diretoria da ferrovia** o informou que ele havia sido escolhido para se tornar **maquinista**. Para isso, ele passou por um estágio de **um mês em Curitiba**, onde teve a chance de aprimorar seus conhecimentos e habilidades, preparando-se para a grande responsabilidade de comandar uma locomotiva.

A primeira viagem de seu Pedro como maquinista foi marcante: ele conduziu uma composição de **carga** e mais tarde, teve a oportunidade de guiar um trem de **passageiros**. Porém, foi em uma das viagens que ficou marcada para sempre em sua memória, quando ele se viu em uma situação de grande risco.

**A Aventura na Serra de Corupá**

Uma das histórias mais emocionantes que seu Pedro compartilhou foi sobre um incidente que ocorreu enquanto ele fazia o trajeto na “Serra de Corupá”, região de difícil acesso e com uma inclinação acentuada. Durante a descida da serra, algo deu errado. O **revisor** responsável pelos freios traseiros do trem não fez o ajuste necessário, e, como resultado, o trem começou a disparar ladeira abaixo.

“**Chamei por Deus e Nossa Senhora**, me agarrei na fé, e o trem desceu os 44 quilômetros da serra a uma velocidade assustadora. Quando passamos pelo túnel de 200 metros, eu só pensava em como seria difícil sair daquela situação”, relatou com o coração ainda acelerado, como se estivesse vivendo o momento novamente.

Felizmente, a  frenagem do trem foi suficiente para controlar a situação antes que algo mais grave acontecesse. Quando chegaram à estação de **Corupá**, um funcionário se aproximou e perguntou se tudo estava bem. “Estava com o coração saindo pela boca”, ele disse, relembrando o alívio de ter passado por aquela situação.

Para seu Pedro, aquele momento foi, sem dúvida, uma das maiores lembranças da sua carreira como maquinista. “A adrenalina de descer aquela serra a toda velocidade nunca saiu da minha cabeça. Foi um susto, mas ao mesmo tempo, uma experiência que marcou para sempre a minha vida”, afirmou, com um sorriso no rosto e o olhar distante, como se voltasse no tempo.

**Aposentadoria e o Legado da Ferrovia**

Seu Pedro se aposentou da **Rede Ferroviária** em **1967**, após mais de 25 anos de serviço. Aposentado, ele deixou um legado de dedicação e competência que, certamente, contribuiu para a história da ferrovia brasileira.

 A história de seu Pedro é, sem dúvida, a história de uma era que se foi, mas que ainda vive através daqueles que a viveram e que, como ele, ajudaram a construir um dos maiores legados do transporte no Brasil.

Seu Pedro, com sua experiência de vida e de trabalho nas trilhas da ferrovia, é, para muitos, um símbolo da história e da resistência de um Brasil que soube transformar desafios em conquistas. Descanse em Paz seu Pedro

Com 100 anos de idade ele deixou netos NETOS, BISNETOS, TATARANETOS, e demais familiares e Amigos.

O corpo é velado na Capela Municipal de Mafra, e o sepultamento ocorre nesta sexta-feira 07/11, as 10:00 no Cemitério Municipal de Mafra.
O mesmo era mais conhecido por seu Benedito , maquinista aposentado da rede Ferroviária.

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