Serra Catarinense registra primeira geada de 2026 em pleno mês de janeiro

Serra Catarinense registra primeira geada de 2026 em pleno mês de janeiro

- in São Bento do Sul
92
Comentários desativados em Serra Catarinense registra primeira geada de 2026 em pleno mês de janeiro

Serra Catarinense registra primeira geada de 2026 em pleno mês de janeiro

São Joaquim registrou a primeira geada de 2026, com os termômetros atingindo a marca de 2,2 °C

Serra Catarinense registra primeira geada de 2026 em pleno mês de janeiro | Fotos: Wagner Urbano
Serra Catarinense registra primeira geada de 2026 em pleno mês de janeiro | Fotos: Wagner Urbano

A madrugada deste domingo (4) foi marcada por um fenômeno meteorológico atípico para o verão na Serra Catarinense. O município de São Joaquim registrou a primeira geada de 2026, com os termômetros atingindo a marca de 2,2 °C, de acordo com dados da Prefeitura Municipal e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

O fenômeno foi observado em diferentes pontos da cidade, incluindo os bairros Jardim Bandeira e Três Pedrinhas, além da região do Vale do Caminhos da Neve. Segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, esta é apenas a terceira vez em 28 anos que se registra formação de geada no pátio da estação meteorológica durante o mês de janeiro — os registros anteriores ocorreram em 2005 e 2020.

Panorama regional

O declínio acentuado das temperaturas não se restringiu a São Joaquim. Diversos municípios da região serrana apresentaram índices baixos para o período:

  • Urubici: 2,4 °C
  • Urupema: 4,8 °C
  • Bom Jardim da Serra: 5,2 °C
  • Painel: 5,3 °C
  • Campo Belo do Sul: 7,3 °C
  • Bom Retiro: 8,5 °C
  • Vargem: 8,6 °C
  • Ponte Alta do Norte e Rio Rufino: 8,8 °C

Além de Santa Catarina, o estado do Rio Grande do Sul também contabilizou o fenômeno em São José dos Ausentes, onde a mínima ficou na casa dos 2,4 °C.

Facebook Comments

You may also like

São Bento do Sul terá mais uma emissora de rádio FM ainda no primeiro semestre

São Bento do Sul terá mais uma emissora