Sala de Situação da dengue reunida

Sala de Situação da dengue reunida

- in São Bento do Sul
541
Comentários desativados em Sala de Situação da dengue reunida

Um problema da saúde pública que desafia as autoridades sanitárias a nível nacional, estadual e também em São Bento do Sul. A dengue é tema constante de preocupação e a Sala de Situação, que se reuniu na última sexta-feira (14), é um mecanismo previsto para debater as ações de combate ao Aedes aegypti.

Estiveram presentes no encontro diversas autoridades, representando segmentos distintos da sociedade, tanto no âmbito público como no privado. A equipe de combate à dengue do Centro de Vigilância em Saúde apresentou dados que apontaram que a proliferação do mosquito transmissor disparou em 2024.

Foram 136 focos mapeados até agora, que representam um aumento de 95% em comparação ao ano de 2023. Registrou-se 754 atendimentos de casos suspeitos da doença, sendo que destes 160 foram confirmados e sete são autóctones (que são originários da própria cidade).

O bairro Brasília foi o que mais teve focos encontrados, por isso, conforme relata o coordenador de Endemias do CVS, foram concentrados esforços para que ocorra uma melhora no quadro da região. “Temos a parceria da maior empresa do bairro, com cerca de 2 mil funcionários, o que nos ajuda a disseminar as informações e desenvolver novas ações”, explicou. 

Outro pilar fundamental dessa luta são os agentes comunitários de Saúde (ACS), “que surgem como peças chave para se alcançar êxito nas campanhas contra à dengue. Durante as visitas, eles podem orientar os moradores sobre a eliminação de focos de água parada, trazem denúncias e esclarecem sintomas de doenças, incentivando a busca imediata por uma Unidade Básica de Saúde”, afirmou Sandro.

Protocolo estadual

A Sala de Situação faz parte de um protocolo estadual para tratar a dengue e o coordenador da Epidemiologia considera que esta proximidade com outros setores da comunidade é positivo para a troca de ideias e a amplificação da mensagem de prevenção. “Foi uma troca de ideais para mostrarmos o trabalho que está sendo feito e como a está a situação atual, com a finalidade de avançarmos sempre no combate ao Aedes aegypti”, finalizou o coordenador de Endemias. 


Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Bento do Sul

Facebook Comments

You may also like

Quem eram os motoristas que morreram atropelados após descerem de veículos

Os motoristas Edilson Adriano, de 52 anos, e Daniel Preisler, de 39 anos, desceram de seus veículos após uma colisão, quando foram atropelados por uma motocicleta