Regularização de imóveis da COHAB encerra dia 31 de outubro

Regularização de imóveis da COHAB encerra dia 31 de outubro

- in São Bento do Sul
342
Comentários desativados em Regularização de imóveis da COHAB encerra dia 31 de outubro

A Empresa Municipal de Habitação (Emhab) alerta os proprietários de imóveis dos conjuntos habitacionais da Cohab para que procurem a autarquia até o final deste mês de outubro e realizem a entrega da documentação necessária à regularização fundiária.

O processo faz parte do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Companhia de Habitação de Santa Catarina (Cohab) e a Emhab, que permitirá a titulação definitiva de mais de 200 residências em cinco conjuntos habitacionais do município.

As autorizações de titulação dos proprietários que já apresentaram a documentação e foram deferidas pela Cohab estão sendo encaminhadas à Emhab. “Nos próximos dias, nossa equipe entrará em contato individualmente com os proprietários que já possuem a autorização concedida pela Cohab, para que compareçam à sede da Emhab e deem prosseguimento à escrituração dos imóveis”, explica o assessor de gabinete da Emhab, Alexandre Carvalho.

Última oportunidade para regularizar

A Emhab reforça que esta é a última oportunidade para que os mutuários regularizem seus imóveis junto à Cohab, que está em fase de liquidação e encerramento de atividades. Após o fim do processo, não há garantia da forma de continuidade dos trâmites de titulação, o que pode dificultar a obtenção das escrituras no futuro.

Por isso, os proprietários que ainda não entregaram os documentos precisam comparecer à sede da Emhab até o dia 31 de outubro, munidos do requerimento preenchido e de toda a documentação necessária para o encaminhamento à Cohab.

Conjuntos habitacionais participantes:

CH 25 de Julho (Surucuá);

CH São Bento do Sul;

CH Harald Bruno Endler (Centenário);

CH Mato Preto;

CH Vila 1º de Maio;

CH Vila Centenário;

CH Vila Serra Alta.

ITBI isento e valorização dos imóveis

Outro ponto importante é que os imóveis vinculados à Cohab estão isentos do pagamento do ITBI, benefício garantido por uma lei municipal de autoria da Prefeitura de São Bento do Sul em 2025. A medida visa facilitar o acesso à propriedade definitiva e garantir que as famílias possam regularizar seus imóveis sem altos custos.

Três frentes de regularização

Atualmente, a Emhab atua em três grandes frentes de regularização fundiária no município, que juntas beneficiarão mais de 600 famílias. Além do acordo com a Cohab, a autarquia está conduzindo a regularização de mais de 280 imóveis do antigo Mutirão da Sociedade Comunitária, no bairro Centenário, via programa Lar Legal, do governo de Santa Catarina.

“Paralelamente, também estamos avançando com o processo de regularização de cerca de 150 imóveis de loteamentos concebidos pela Emhab no passado. Estes, seguem com seu rito, mas as pessoas precisam acelerar com a entrega de suas documentações”, destaca o diretor-presidente da Emhab, Airton Ramos.

Segurança jurídica e valorização patrimonial

O prefeito Antonio Tomazini destaca a importância das ações de regularização fundiária que vêm sendo conduzidas pela Emhab. “Esse é um trabalho que garante segurança jurídica e valorização dos imóveis das famílias são-bentenses. Muitas pessoas aguardam há décadas pela escritura de suas casas, e agora, por meio dos programas da Emhab, estamos tornando esse sonho possível”, ressaltou o prefeito.

Onde procurar

A sede da Emhab está localizada no Centro Administrativo Municipal, no Centro de São Bento do Sul. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Os proprietários dos imóveis da Cohab devem procurar o setor de regularização fundiária o quanto antes, antes do encerramento do prazo em 31 de outubro.

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de São Bento do Sul

Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de São Bento do Sul

Facebook Comments

You may also like

Proteção e Defesa Civil reforça aviso para temporais e ventos intensos com avanço de frente fria e formação de ciclone extratropical

Sistema deve provocar chuva forte, vendavais e ressaca no Litoral até sábado; temperaturas caem e tempo volta a estabilizar no domingo