Irmã Inah mora em Porto Alegre e dedicou a maior parte da vida à Igreja Católica; ela é considera a 20ª pessoa mais velha da história
Inah Canabarro Lucas, freira brasileira de 116 anos, se tornou a mulher mais velha do mundo. O título foi oficializado neste sábado (4), pelo LongeviQuest, referência mundial nos estudos sobre longevidade. Ela passa a ocupar o posto de Tomiko Itooka, que também tinha 116 anos e faleceu no dia 29 de dezembro.
Irmã Inah assumiu o posto de mulher mais velha do mundo após o falecimento de Tomiko Itooka – Foto: Carlos Macedo/LongeviQuest/ND
Quem é Inah Canabarro, a mulher mais velha do mundo
Inah Canabarro Lucas nasceu em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, em 8 de junho de 1908, 16 dias após Tomiko. Ela é bisneta do General Canabarro, um dos líderes da Revolução Farroupilha.
A brasileira iniciou sua jornada religiosa aos 16 anos, estudando no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento. Mais tarde, mudou-se para Montevidéu, no Uruguai, onde foi confirmada como membra da Igreja Católica em 1º de outubro de 1929, aos 21 anos.
Inah Canabarro Lucas iniciou sua jornada religiosa aos 16 anos, em Santana do Livramento – Foto: Carlos Macedo/LongeviQuest/ND
Em 1930, retornou ao Brasil para lecionar português e matemática em uma escola na Tijuca, bairro do Rio de Janeiro. Em julho de 1934, aos 26 anos, fez seus votos perpétuos e se tornou freira. No início da década de 1940, retornou a Santana do Livramento, onde deu continuidade à sua vocação como professora.
Após quase quatro décadas trabalhando como professora e secretária, ela assumiu um cargo na Casa Provincial em Porto Alegre, em 1980. Inah se aposentou em 1995. Em 2018, ao celebrar seu 110º aniversário, a freira brasileira recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco.
Mulher mais velha do mundo dedicou maior parte de sua vida a igreja católica e recebeu benção do Papa Francisco quando completou 100 anos – Foto: Divulgação/LongeviQuest/Arquivo pessoal/ND
A mulher mais velha do mundo já afirmou que tem como uma de suas paixões o futebol. Inah é torcedora do Internacional, que foi fundado 10 meses após o seu nascimento. “Seja rico ou pobre, não importa. É para o povo!”, disse ao LongeviQuest em 2024 sobre o que o clube representa para ela.
Quando perguntada sobre o segredo de sua longevidade, ela atribuiu a Deus, dizendo que ele a ajudou a viver todos esses anos. “Ele é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo”.
Além de ser a pessoa viva mais velha do mundo , Inah Canabarro Lucas também é a 20ª pessoa mais velha que há registros. Ela se tornou a pessoa viva mais velha do Brasil em 23 de janeiro de 2022, após a morte de Antonia da Santa Cruz, de 116 anos.
Irmã Inah, a mulher mais velha do mundo, mora em Porto Alegre – Foto: Carlos Macedo/LongeviQuest/ND
A Irmã Inah também é a segunda freira mais velha na história, superada apenas por Lucile Randon da França, que faleceu em janeiro de 2023 com 118 anos e 340 dias.
Facebook Comments
Golpe da Mega da Virada: criminosos usaram IA para enganar mais de 500 apostadores
Falso bolão divulgado por vídeo manipulado prejudicou apostadores