Projetos de transparência são aprovados em sessão da Câmara de São Bento do Sul

Projetos de transparência são aprovados em sessão da Câmara de São Bento do Sul

- in São Bento do Sul
97
0

Projetos de transparência são aprovados em sessão da Câmara de São Bento do Sul

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, realizada nesta quinta-feira (3), sete projetos de lei foram discutidos e votados, quatro de autoria do Executivo e três do Legislativo.

Transparência nos cargos comissionados

O projeto de resolução 01/2025, de autoria do vereador Rodrigo Vargas, que havia sido suspenso para correção a pedido da vereadora Terezinha Dybas, foi aprovado na sessão. A mudança retirou a expressão “exoneração”, considerada inadequada no texto original.

O projeto estabelece a obrigatoriedade da publicação do currículo profissional dos ocupantes de cargos comissionados no Legislativo, reforçando os princípios de transparência e publicidade. Durante a votação, os vereadores manifestaram apoio à proposta, ressaltando que a transparência é um dos pilares da Câmara Municipal.

Já o projeto de lei 13/2025, do Legislativo, de autoria de Vargas, prevê a obrigatoriedade da publicação do currículo profissional dos agentes políticos e comissionados do Executivo. A proposta, aprovada após correções feitas por Terezinha Dybas, determina que sejam divulgados o nome completo do ocupante do cargo, sua formação acadêmica e experiência profissional. O vereador Vilson da Silva elogiou a colaboração de Terezinha no aprimoramento do projeto e destacou a importância da medida para evitar futuros problemas.

“Agora estamos nos igualando às cidades de Rio Negrinho e Campo Alegre, garantindo mais transparência na administração pública”, afirmou Rodrigo Vargas.

Apoio aos atletas do município

Outro projeto aprovado foi o 30/2025, do Executivo, que altera a Lei 4.839/2023. A nova redação permite o custeio de transporte, hospedagem e alimentação dos atletas que representam o município em competições oficiais.

Anteriormente, quando as competições ocorriam em São Bento do Sul, os atletas locais não recebiam esse benefício, precisando se deslocar até suas residências para se alimentar, o que gerava transtornos. Com a aprovação do projeto, uma empresa será contratada para fornecer a alimentação durante os jogos.

“O texto anterior tinha um equívoco, que agora foi corrigido. Com essa mudança, a Fundação Municipal de Desportos (FMD) poderá custear a alimentação dos atletas também quando as competições forem realizadas na cidade”, explicou o líder do governo, Joelmir Bogo.

Recursos para os Jogos Abertos da Terceira Idade

O projeto de lei 45/2025, do Executivo, autorizou o município a utilizar um repasse de R$ 350 mil da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) para a realização da 16ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), que ocorrerá entre 1º e 4 de maio deste ano.

“Em parceria com o Governo do Estado, vamos sediar este evento”, destacou Joelmir Bogo. A vereadora Terezinha Dybas lembrou que São Bento do Sul já havia sediado o Jasti há alguns anos e que, devido à desistência da cidade que seria a anfitriã em 2025, a Fesporte convidou o município novamente.

“A organização da última edição foi tão bem avaliada que fomos chamados mais uma vez”, afirmou Terezinha.

Vereadores presentes

Durante a Palavra Livre, participaram os vereadores Cátia Friedrich, Gilmar Pollum, Joelmir Bogo, Luiz da Luz, Rodrigo Vargas, Terezinha Dybas, Diego Niespodzisnki e Zuleica Voltolini.


Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

1ª Conferência Regional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em São Bento do Sul

Estiveram no Evento, representantes de: São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, Major Vieira, Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Porto União, Irineópolis, Três Barras, todas da Comissão de Intergestores Regional - CIR Planalto Norte.