Prefeitura e Samae destacam avanço da reciclagem em São Bento do Sul

Prefeitura e Samae destacam avanço da reciclagem em São Bento do Sul

- in São Bento do Sul
63
Comentários desativados em Prefeitura e Samae destacam avanço da reciclagem em São Bento do Sul


Prefeitura e Samae destacam avanço da reciclagem em São Bento do Sul

São Bento do Sul, 26 de janeiro de 2026 – A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), destacou os avanços do município na área ambiental, especialmente no que diz respeito à reciclagem de resíduos sólidos.

De acordo com dados apurados no mês de dezembro, o município alcançou uma taxa de 26% de reciclagem, índice significativamente superior à média nacional, que gira em torno de 8,3% dos resíduos sólidos urbanos encaminhados para reciclagem. O percentual nacional considera tanto a coleta seletiva formal quanto a atuação de catadores informais.

Enquanto o Brasil ainda enfrenta desafios para ampliar a coleta seletiva e estimular a participação da população em programas estruturados de reciclagem, São Bento do Sul se consolida como referência, resultado de políticas públicas consistentes e do engajamento da comunidade.

O desempenho positivo é reflexo de ações contínuas desenvolvidas pela Prefeitura e pelo Samae, por meio de programas como o Câmbio Verde e o São Bento Sempre Limpa, além de parcerias com associações de catadores. As iniciativas fortalecem a destinação correta dos resíduos, incentivam a separação do lixo nas residências e promovem impactos sociais e ambientais positivos.

A administração municipal reforça que a participação da população é fundamental para a manutenção e ampliação desses resultados. Reciclar é um ato de cuidado com o meio ambiente, com a cidade e com as futuras gerações, compromisso que São Bento do Sul assume com responsabilidade.

Gabriela Weihermann
Assessoria de Imprensa


Facebook Comments

You may also like

São Bento do Sul terá mais uma emissora de rádio FM ainda no primeiro semestre

São Bento do Sul terá mais uma emissora