Prefeitura de São Bento do Sul implanta lixeiras subterrâneas

Prefeitura de São Bento do Sul implanta lixeiras subterrâneas

- in São Bento do Sul
258
Comentários desativados em Prefeitura de São Bento do Sul implanta lixeiras subterrâneas

A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), está implementando um novo sistema de gestão de resíduos no município. A instalação de lixeiras subterrâneas, que visa combater o acúmulo de lixo nas calçadas, proporcionando um ambiente mais limpo e organizado, também colabora na separação de materiais recicláveis e lixo comum.

De acordo com o diretor-presidente do Samae, Osvalcir Peters, até o momento, duas lixeiras subterrâneas já foram instaladas na área central da cidade, e mais uma está prevista para ser instalada próximo à rodoviária no mês de junho. “Cada lixeira tem um investimento de R$ 69 mil, e a meta é instalar um total de 11 unidades do modelo, abrangendo tanto a área central quanto outros pontos do município”, destacou.

As lixeiras subterrâneas são projetadas para receber tanto resíduos orgânicos quanto recicláveis. Seu funcionamento é simples, basta abrir a tampa e depositar o material. Quando a capacidade da lixeira estiver próxima do limite, um sensor de nível alertará, e o lixo será transportado por um caminhão para o destino adequado.

Orientações para a utilização adequada das instalações

1. Separe os resíduos corretamente;

2. Ao descartar o lixo, pressione para baixo de maneira a otimizar o espaço inteiro da lixeira;

3. Respeite os horários estabelecidos para o descarte de lixo;

4. Não descarte objetos volumosos como móveis e eletrodomésticos. Estes devem ser encaminhados para o Local de Entrega Voluntária (LEV);

5. Evite descartar materiais como produtos químicos, pilhas e eletrônicos nas lixeiras subterrâneas;

Caso identifique qualquer problema com as lixeiras, como transbordamento ou danificação, reporte ao responsável pelo sistema ou à administração local, através do: (47) 3631-3900 – Samae.

Horário do recolhimento de lixo

A coleta seletiva no centro acontece de segunda a sábado, a partir das 7h30, e a tarde, com início às 13h30. Já a coleta convencional ocorre na área central de segunda a sábado, na parte noturna. Essa programação visa otimizar a eficiência da coleta, garantindo a manutenção da limpeza e organização nas ruas da cidade.

Dionei Mendes

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de São Bento do Sul 

Facebook Comments

You may also like

Acidente bairro 25 de Julho

A guarnição do ASU-501 foi acionada via COBOM