
Ação nacional integra Agosto Lilás e já atendeu mais de 2,5 mil vítimas
A Operação Shamar, mobilização nacional de combate à violência contra a mulher, resultou na prisão de 387 suspeitos de feminicídio e violência doméstica entre 1º e 7 de agosto. No mesmo período, foram atendidas 2.518 vítimas e solicitadas 314 medidas protetivas de urgência.
A ação, que integra a campanha Agosto Lilás, ocorre em todo o território nacional e mobiliza 16.508 agentes de segurança. O investimento total é de R\$ 2 milhões, destinado principalmente ao deslocamento de policiais civis e militares para cumprir mandados em áreas sem delegacias especializadas.
Além das prisões, foram promovidas ações educativas, como palestras e distribuição de material informativo, alcançando mais de 382 mil pessoas.
Dia D e Lei Maria da Penha
Nesta quinta-feira (7), considerado o Dia D da mobilização, também foi celebrado o aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha. A Operação Shamar segue até o dia 4 de setembro.
A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com participação dos 26 estados e do Distrito Federal. As ações já chegaram a 335 municípios.
Atuação em São Paulo
No estado de São Paulo, a Polícia Civil cumpriu centenas de mandados de prisão contra agressores. A delegada Adriana Liporoni, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher, destacou:
“A operação é uma resposta da Polícia Civil aos crimes de violência doméstica. Estamos unindo forças para mostrar que a mulher não está sozinha e que o Estado está ao seu lado para protegê-la.”
Como denunciar
Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados:
- Delegacia especializada ou 190 (emergência)
- Central de Atendimento à Mulher – 180 (telefone e WhatsApp: (61) 9610-0180)


