Operação Limpa Fio: Procon SC lança projeto para organizar e fiscalizar fiações nos postes em Santa Catarina

Operação Limpa Fio: Procon SC lança projeto para organizar e fiscalizar fiações nos postes em Santa Catarina

- in São Bento do Sul
62
0

Santa Catarina — O Procon SC lançou nesta sexta-feira (25), na sede da Celesc em Florianópolis, a Operação Limpa Fio, um projeto inovador que visa higienizar, organizar e fiscalizar as fiações em postes de energia elétrica em todo o Estado. A iniciativa busca promover mais segurança aos consumidores e combater a poluição visual, além de coibir instalações clandestinas.

O lançamento contou com a presença de representantes da Celesc, Anatel, Apronet, além da vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos, e da diretora do Procon SC, delegada Michele Alves.

“Hoje foi o início deste projeto que vai colocar Santa Catarina em evidência no cenário nacional. Vamos limpar o Estado com apoio dos prefeitos, dos Procons municipais, da Anatel e, principalmente, dos consumidores, que serão nossos fiscais através do Zap Denúncia”, destacou Michele Alves.

Além da fiação de energia elétrica, os postes carregam diversos cabos de telecomunicações, como fibra óptica. Muitas vezes, cabos abandonados ou instalações clandestinas aumentam o risco de acidentes e dificultam a fiscalização.

A vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos, comemorou a iniciativa: “Esta ação é fundamental para limpar a cidade, organizar o espaço urbano e dificultar a ação de clandestinos”.

Inicialmente, a Operação Limpa Fio começará na região Arflo, que abrange municípios como Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Tijucas, entre outros. Segundo a Celesc, serão montados grupos de trabalho regionais para conduzir as ações de limpeza.

O representante da Anatel em SC, Juliano Romão, reforçou a importância da fiscalização conjunta: “Precisamos eliminar o uso irregular dos postes para garantir segurança e qualidade no serviço prestado à população”.

O início das operações de fiscalização está previsto para o segundo semestre de 2025.

Em São Bento do Sul duas ruas já foram fiscalizadas com atuação da Celesc a Nereu Ramos e Alfredo Klimmeck, foram retirados 1.187 kg de cabos sem utilização ou instalados irregulamente

O Portal SBS Online seguirá acompanhando a implementação do projeto em toda a região.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Jovem fica ferido após colisão entre moto e carro no bairro Oxford

São Bento do Sul — Um acidente de