
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville (DCE), deflagrou uma operação que desmonta um sofisticado esquema de estelionato envolvendo a coleta fraudulenta de biometria facial.
Batizada de Operação “Fakemetria”, a ação teve como foco principal o combate ao uso indevido de reconhecimento facial para abertura ilícita de contas bancárias e contratação de microcréditos. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três estados: São Paulo (SP), Volta Redonda (RJ) e Joinville (SC), com apoio da Polícia Civil de São Paulo (DOPE – 2ª Delegacia de Capturas) e da Polícia Civil do Rio de Janeiro (93ª DP).
Segundo as investigações, um funcionário de empresas de telefonia, sem o conhecimento de seus empregadores, simulava vendas de linhas móveis para captar dados biométricos de forma clandestina. Esses dados eram então utilizados para fraudes financeiras, incluindo abertura de contas digitais e contratação de crédito em nome das vítimas.
A fraude era percebida pelas vítimas somente após constatarem seus nomes negativados nos serviços de proteção ao crédito, mesmo sem terem realizado qualquer transação com as instituições financeiras envolvidas.
De acordo com estimativas da Polícia Civil, mais de 50 pessoas físicas e jurídicas foram prejudicadas, com cerca de 1.500 reclamações registradas no Procon de Joinville nos últimos 12 meses, relacionadas a empréstimos consignados não contratados.
A operação também contou com fiscalização conjunta entre a Polícia Civil, a Secretaria de Estado da Fazenda (por meio da Gerência de Fiscalização) e o Procon de Joinville, que inspecionaram lojas do setor de telefonia vinculadas à Anatel. O objetivo foi orientar e prevenir novas práticas fraudulentas.
A coleta clandestina de dados biométricos é considerada uma grave violação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que protege as informações sensíveis dos cidadãos, consideradas um direito fundamental garantido pela Constituição Federal.


Facebook Comments
Comissões são favoráveis em diversos projetos na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul
Quatro comissões da Câmara de Vereadores de São