⚠️ Não caia em golpes! INSS alerta: reembolso de descontos indevidos deve ser solicitado apenas pelo canal oficial

⚠️ Não caia em golpes! INSS alerta: reembolso de descontos indevidos deve ser solicitado apenas pelo canal oficial

- in São Bento do Sul
74
0

Publicado em 12/05/2025 – 08h58 | Atualizado às 16h42
SBS Online – 8 Anos de Boa Informação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aposentados e pensionistas sobre o único canal oficial para solicitação de reembolso de descontos indevidos em seus benefícios: o aplicativo Meu INSS ou a central telefônica 135.

A partir do próximo dia 14 de maio, os beneficiários poderão confirmar se autorizaram ou não os descontos realizados por associações. A medida atende a cerca de 9 milhões de pessoas que serão notificadas previamente pelo sistema.

“Ontem já foram disparadas 27 milhões de notificações, exclusivamente pelo canal Meu INSS. Por isso, não clique em links, não abra e-mails ou SMS de terceiros. Ninguém fala em nome do INSS”, alertou o presidente do órgão, Gilberto Waller, durante entrevista ao programa A Voz do Brasil na última sexta-feira (9).

🔒 Como vai funcionar

Os beneficiários que acessarem o aplicativo Meu INSS ou ligarem para o número 135 poderão consultar os descontos e informar se os reconhecem. Caso não reconheçam, não será necessário enviar qualquer documentação no momento da solicitação.

Segundo Waller, o ônus da comprovação será das associações responsáveis pelos descontos:

“Se o cidadão disser que não reconhece, o INSS cobrará da associação a documentação comprobatória, como a autorização para desconto e cópia do documento. Se não for apresentada em até 15 dias úteis, a instituição terá que efetuar o pagamento”, explicou.

💰 Reembolso garantido

O presidente do INSS afirmou ainda que os valores cobrados indevidamente entre março de 2020 e março de 2025 serão ressarcidos. E reforçou que nenhum intermediário está autorizado a tratar sobre o assunto com o beneficiário.

Caso as associações não cumpram com a devolução dos valores, os processos serão encaminhados à Advocacia-Geral da União (AGU) para as devidas medidas judiciais, incluindo o bloqueio de bens.

“Já temos R$ 2,1 bilhões bloqueados judicialmente para garantir o pagamento dos reembolsos. E o INSS assegura que todos que tiveram desconto irregular, e cujas associações não comprovarem vínculo ou não devolverem os valores, serão ressarcidos”, garantiu Gilberto Waller.

✅ Fique atento!

  • ✔️ Canal oficial: Meu INSS (aplicativo ou site)
  • ☎️ Telefone: 135
  • ❌ Não clique em links desconhecidos
  • ❌ Não forneça dados por SMS, e-mail ou redes sociais
  • 🚫 Ninguém está autorizado a entrar em contato em nome do INSS

Proteja seus dados e seus direitos. Informe-se pelos canais oficiais.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

🚨 Colisão frontal entre carro e caminhão deixa jovem ferido na SC-418, em Campo Alegre

ao chegarem no local, constataram que o condutor do automóvel, um jovem de 23 anos, encontrava-se encarcerado dentro do carro.