
13 de Maio de 2025 – 08h53 | EMHAB – São Bento do Sul
Cuidado redobrado na hora de comprar ou alugar um imóvel de programa habitacional. A Empresa Municipal de Habitação (EMHAB) de São Bento do Sul faz um importante alerta à população: moradias oriundas de programas habitacionais não podem ser comercializadas ou alugadas enquanto não estiverem totalmente quitadas e legalmente transferidas ao beneficiário por meio de lei aprovada pela Câmara de Vereadores.
De acordo com a autarquia, é comum que alguns moradores tentem vender ou alugar seus imóveis mesmo estando apenas com o direito de posse e com financiamentos ainda em aberto. Essas negociações, no entanto, não têm validade legal, e o comprador ou inquilino pode acabar perdendo o imóvel, sem direito à sua ocupação.
Consulta prévia é essencial
Para evitar transtornos e prejuízos, a EMHAB orienta que qualquer interessado em adquirir um imóvel de programa habitacional realize uma consulta prévia junto à autarquia. “Na EMHAB é possível consultar o histórico do imóvel, identificar o beneficiário e verificar se há dívidas ou se já foi emitida a Lei Municipal titulando o morador como proprietário legal”, explica o diretor-presidente Airton Ramos.
A EMHAB alerta ainda para sinais que devem acender o alerta dos compradores: valores muito abaixo do mercado, ausência de documentos como recibos de pagamento, e a inexistência do Termo de Quitação do imóvel.
“Contratos de gaveta” não têm validade
Apesar de comuns, os chamados “contratos de gaveta” não têm qualquer validade para a EMHAB ou para fins legais. A venda ou aluguel só podem ser feitos após a quitação integral do imóvel e mediante a emissão da lei autorizativa que transfere oficialmente a propriedade ao morador.
Após isso, é necessário registrar a quitação no Cartório de Registro de Imóveis, concluindo o processo legal de titularidade.
Atendimento da EMHAB
Em caso de dúvidas ou para mais informações, os interessados podem procurar a sede da EMHAB, localizada na Rua Benjamin Constant, nº 120, ou entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (47) 3633-5376.


Facebook Comments
⚠️ Não caia em golpes! INSS alerta: reembolso de descontos indevidos deve ser solicitado apenas pelo canal oficial
Na próxima terça-feira (13/5), 9 milhões de aposentados e pensionistas vão receber uma notificação do INSS, de que sofreram descontos feitos por associações em seus benefícios. No dia seguinte, 14 de maio, os beneficiários deverão informar se as operações foram autorizadas ou se são indevidas. ❌ Não clique em links desconhecidos