Forte frente fria traz risco de temporais em Santa Catarina no fim de semana

Forte frente fria traz risco de temporais em Santa Catarina no fim de semana

- in São Bento do Sul
874
Comentários desativados em Forte frente fria traz risco de temporais em Santa Catarina no fim de semana

Instabilidade deve provocar temporais, alguns severos, entre sábado, 20, e segunda-feira, 22, em diversas regiões do estado – Foto: Roberto Zacarias / SECOM

O forte aquecimento, a alta disponibilidade de umidade e a formação de uma intensa frente fria voltam a desestabilizar a atmosfera em Santa Catarina a partir da tarde e noite deste sábado, 20. A situação deve se intensificar no decorrer do domingo, 21, e início da segunda-feira, 22, quando há previsão de temporais, alguns severos, que oferecem risco moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos e enxurradas.

No sábado, 20, a instabilidade deve ocorrer de forma mais irregular, associada ao calor e à umidade, resultando em temporais isolados, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Neste primeiro momento, o risco para ocorrências é considerado baixo.

Já entre a madrugada e manhã de domingo, 21, a aproximação da frente fria pelo Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul aumenta significativamente as condições para tempestades, algumas de caráter severo, acompanhadas de intensas rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo.

No decorrer da tarde e noite do domingo, 21, as instabilidades avançam para outras regiões, alcançando a Grande Florianópolis, o Planalto Norte, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte. A chuva segue persistente em praticamente todo o estado, com risco para temporais também no Oeste.

A Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina recomenda atenção redobrada durante o período de maior instabilidade, evitando áreas de risco e acompanhando os alertas emitidos pelos canais oficiais.

Facebook Comments

You may also like

Motociclista morre após queda na Rua Capitão Ernesto Nunes, em São Bento do Sul

      Motociclista morre após queda no