Edimar Geraldo Salomon recebe Moção de Aplausos

Edimar Geraldo Salomon recebe Moção de Aplausos

- in São Bento do Sul
520
Comentários desativados em Edimar Geraldo Salomon recebe Moção de Aplausos

Na noite desta segunda-feira (11/12) durante a 62ª Sessão Ordinária, aconteceu a entrega de Moção de Aplausos ao ex-vereador, senhor Edimar Geraldo Salomon – Edi, devido a sua história pública voltada aos bons préstimos a nossa cidade, de proposição do vereador Paulo Zwiefka.

O Sr. Edimar Geraldo Salomon popularmente conhecido como Edi, tem um histórico louvável de vida Pública, a pessoa que mais vezes foi eleita como vereador, além de por inúmeras vezes assumir cargos importantíssimos dentro da Prefeitura de nossa cidade, auxiliando os diversos Prefeitos na administração de São Bento de Sul, sempre da melhor forma possível. Entregando sempre a sua experiência e seu conhecimento, nas funções que lê eram confiadas; tudo isso podemos conferir no breve histórico que segue.

               Edimar Geraldo Salomon, que desde seus 9 anos de idade ajudava seus pais nos trabalhos de casa e da roça, onde todos os dias realizava a tarefa de ordenha de vacas, para venda do leite, já com 12 anos de idade foi ser vendedor de pão nas madrugadas frias de São Bento do Sul, e nos finais de semana realizava o trabalho de armar palitos de bolão nas canchas do Salão Beckert e no Clube dos Atiradores, uma vez que não existia nada mecanizado.

Aos 14 anos de idade foi trabalhar como entregador de compras no comércio do senhor Ewaldo Buschle, aos 15 foi trabalhar na casa das camisas onde aprendeu o ofício de talhador, costureiro e vendedor. Aos 17 anos foi convidado pelo grande artista, pintor e letrista Pedro Santos a trabalhar com ele e com o Senhor Heinz Zulauf, onde foi aprender a arte de pintar, desenhar e ser letrista; onde também aprendeu a fazer serviços topográficos.

               Mais tarde, na administração do Prefeito Otair Becker, o amigo Edi foi um dos responsáveis a elaborar a primeira planta cadastral (mapa cartográfico) do nosso município, tendo sido o responsável pelo levantamento e elaboração de todo serviço altimétrico, (serviço voltado a determinar com o máximo de exatidão o nível de declividade do terreno).

        Ainda menino, Edi iniciou no esporte através do time de futebol, o América Futebol Clube e com 16 anos de idade passou a integrar a equipe principal de futebol da Sociedade Desportiva Bandeirantes, nessa equipe sagrou-se campeão invicto do torneio “Rio Negrinho – São Bento”, no ano de 1967 e nos anos seguintes, foi bicampeão da Liga Corupaense de Desportos (LCD), que organizava os campeonatos regionais no Planalto Norte Catarinense. Edi também foi convidado, nos anos 60/70, para jogar pela equipe do Pery Ferroviário, da cidade de Mafra.

               Anos após tornou-se árbitro de futebol de campo e de futebol de salão. Sua atuação chamou atenção da arbitragem estadual e foi convidado para apitar os Jogos Abertos de Santa Catarina, e a grande final do Campeonato Catarinense do Sesi, que aconteceu na cidade de Brusque, na final entre as cidades de Florianópolis e Blumenau. Mais tarde, foi ser o encarregado pela área de esportes no Sesi.

               Edi que recebeu a condecoração e título de “Amigo do Exército Brasileiro”.

               Edi Teve uma vida de trabalho marcada no serviço público, iniciou na área de topografia, passou para fiscal de obras e ainda no governo do Prefeito Osvaldo Zipperer foi convidado para ser o Secretário Municipal de Estradas de Rodagem. No centenário de nossa querida cidade, São Bento do Sul sediou os Jogos Abertos de Santa Catarina, e por sua vasta experiência na área de esportes, Edi foi convidado a ser o diretor do departamento de futebol de salão daqueles jogos.

        Na administração do Prefeito Odenir Osni Weiss, foi Secretário Municipal de Obras e Estrada de Rodagem e na administração do Prefeito Frank Bollmann foi Secretário Municipal de Estradas de Rodagem e Diretor, no mesmo departamento. Já na administração do Prefeito Silvio Dreveck, foi convidado para ser durante os dois mandatos Diretor de Obras e Estradas de Rodagem. Já na administração dos dois governos do Prefeito Magno Bollmann foi Secretário Municipal de Governo e Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

        Edi Salomon foi vereador por 7 mandatos na Câmara de Vereadores,  assumido a Presidência desta Casa por 3 vezes, onde em uma oportunidade comandou o Município atuando como Prefeito em exercício na gestão do ex-prefeito Fernando Tureck. Também foi Vice-Presidente da Primeira Constituinte, que em 05 de abril de 1990 promulgou a Lei Orgânica do Município de São Bento do Sul.

               Edi é o autor de diversas Leis municipais que denominam nossas vias, escolas e bens públicos em várias localidades da nossa cidade. Nos seus mandatos sempre atuou de forma fiscalizadora, transparente e em defesa dos consumidores, criando leis como: 

        Transmissão ao vivo das licitações nos órgãos da Administração e as compras governamentais;

         Prioridade no atendimento as Micro empresas;

               A proibição do corte da conta de água e esgoto do cidadão que tenha conta em atraso;

         A instalação de bloqueador de ar nos relógios medidores de água das casas;

         A preservação do patrimônio histórico e cultural são-bentense, como o resgate histórico quanto aos primeiros nomes de ruas;

         O Programa Porteira Aberta;

         A possibilidade de impressão do carnê de IPTU junto ao site da Prefeitura;

         Sobre o padrão de edificação junto a zona histórica da cidade; a participação popular junto as reuniões da Câmara de Vereadores;

         Criou o minuto da criança e do adolescente e o momento bíblico nas reuniões da Câmara;

         O Prontuário Eletrônico junto aos postos de saúde e ambulatórios municipais;

               O respeito a fila de espera para a conquista da casa popular nos programas habitacionais do município;

         A colocação de placa em obras públicas informando os motivos da paralisação da obra;

               As regras para distribuição de Royalties referente aos bens oferecidos em concessão no município;

               Uma grande articulação junto a Empresa de Correios e Telégrafos conseguiu implantar em São Bento do Sul o programa de CEP por ruas da cidade;

               Sugeriu a concessão dos títulos de cidadãos São-bentenses e honrarias a personalidades que marcaram trajetória na cidade, como o médico pediatra Dr. Júlio Tedy Miranda, o maestro Pedro Machado de Bitencourt, o Desembargador São-bentense Ricardo Roesler, os juízes Edson de Oliveira, Luis Paulo Dal Pont Lodetti e Romano José Einzweiler.

         Nos governos do Prefeito Osvaldo Zipperer e Odenir Osni Weiss, teve participação ativa na realização das obras da “Transgrilo” (Avenida dos Imigrantes), ligando a rua Augusto Wunderwaldt com a Rodovia Estadual SC-280. Realizaram a retificação e pavimentação da rua Augusto Wunderwald, Estrada das Neves, Antônio Kaesemodel, desde seu início até o trevo de Oxford.

         Ainda no governo do Prefeito Odenir Osni Weiss, o amigo Edi Salomon participou ativamente na abertura da Avenida São Bento e ligações com a rua Antônio Kaesemodel, além da ligação da rua Guilherme Bollmann com a rua Luiz Bollmann; a abertura da rua de ligação entre a Estrada Schramm com a rua Estevão Buschle; a retificação e alargamento de todo o trecho da Estrada Rio Antinha; a retificação e alargamento de todo o trecho que liga o Bairro Rio Vermelho ao Rio Natal.

        Com a mão de obra dos servidores da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, Edi em parceria com o Governo do Estado do Paraná construir a ponte na divisa entre São Bento do Sul e o vizinho Município do Piên. Outro fato histórico e marcante para nossa cidade, foi sua participação na equipe técnica que elaborou o primeiro Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do município de São Bento do Sul.

               Não poderíamos deixar de lembrar que por mais de 30 anos o São-bentense Edimar Geraldo Salomon tem uma coluna semanal, que iniciou lá no antigo Jornal Tribuna, depois Jornal Informação, anos mais tarde passou para o Jornal Evolução e hoje nos finais de semana temos a grata satisfação de acompanha-lo no Jornal A Gazeta, coluna essa que é conhecida como “Recordar é Viver”.

        Neste sentido por reconhecer toda essa linda trajetória de vida dedicada ao próximo e a nossa querida São Bento do Sul é que homenageamos esse São-bentense que já deixou seu nome marcado na história.

         Ao Sr. Edimar Geraldo Salomon, o nosso muito obrigado!

Facebook Comments

You may also like

Resultado Tri Mania 03 03

1º SORTEIO R$ 10.000 REAIS Bolas chamadas02 06 08 09 10 11 14 15 17 18 20 21 22 23 25 26 27 28 29 30 31 34 35 36 37 39 40 44 48 51 52 53 54 57 58 59 60 Título