Dr Moraes deixa legado na saúde após 30 anos de dedicação ao serviço público

Dr Moraes deixa legado na saúde após 30 anos de dedicação ao serviço público

- in Personagem da Semana
930
Comentários desativados em Dr Moraes deixa legado na saúde após 30 anos de dedicação ao serviço público

Personagem da Semana: Eduardo Antônio Rodrigues de Moraes

SBS ON LiNE – O Senhor é natural de qual município e Estado
Dr Moraes: NATURALIDADE: Bariri / SP

SBS ON LiNE – O QUÊ FEZ QUANDO CRIANÇA, QUAIS BRINCADEIRAS GOSTAVA: ?
Dr Moraes: Tive uma infância e adolescência muito voltada para o esporte, lazer e estudos. “Estudar para ser alguém” faz parte da cultura imposta pelos meus pais. Independente das dificuldades episódicas, o foco sempre foi o estudo. Minha formação básica no esporte é o atletismo. Nunca fui brilhante mas cheguei a ser Atleta Federado de um clube tradicional de São Paulo / SP. Jogando futebol obtive um histórico mais rico, tendo “passado por várias peneiras” e sido convidado para fazer teste no São Paulo Futebol Clube. Meu pai nunca me deixou tentar evoluir nos esportes para não tirar o foco nos estudos. Hoje sou grato ao meu pai e lhe dou total razão. Mas isso é um outro capítulo porque a evolução foi para a medicina, para minha felicidade.

SBS ON LiNE ) O QUÊ MARCOU SUA ADOLESCÊNCIA:
Dr. Moraes: Em 1970 tinha 15 anos, portanto pude acompanhar as grandes mudanças políticas, científicas, culturais e tecnológicas da época. Tais marcos históricos moldaram meu futuro e me marcaram profundamente.

SBS ON LINE) O QUÊ O LEVOU A ESCOLHER MEDICINA ?
DR. Moraes: O sonho de ser médico, na minha infância, me parecia impossível. Até que meu futuro cunhado (na época estudante de medicina e hoje, Professor Doutor da Universidade Federal de São Paulo), atuando como um irmão mais velho, me influenciou e me incentivou a enfrentar as dificuldades e sacrifícios de se fazer um curso tão difícil e longo como o ensino médico. Seguindo seus conselhos me foquei em estudar muito para conseguir fazer um vestibular muito difícil e concorrido (na época eram 127.000 inscritos para apenas 100 vagas), e consegui entrar na Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina. Para minha sorte, universidade pública de primeira qualidade. Estudei em livros emprestados, ficava estudando direto na biblioteca porque não tinha condições financeiras de comprá-los. O tempo foi passando e acabei me graduando para minha felicidade e orgulho de minha família. Na faculdade conheci minha esposa, que era minha colega de turma.

SBS ON LINE) E A FAMÍLIA
Dr: Moraes:: Sou casado com a Dra. Cristina que se especializou em Cirurgia Pediátrica e compartilha nosso consultório e minha vida. Fomos agraciados por Deus com o nascimento da Professora Doutora Aline (Cardiologista) e Dra. Érica (Intensivista). Nossas filhas optaram por seguir carreira em Curitiba para manter vínculo acadêmico.

SBS ON LINE: QUE ANO CHEGOU EM SBS E O QUÊ LHE MOTIVOU ?
Dr. Moraes: Foi no dia 03/01/1990 vim para SBS para passar três meses e estudar a viabilidade de estabelecer a família aqui. Com o início do ano letivo minha família se mudou e fomos muito bem recebidos pela comunidade. Mantivemos vínculo empregatício em SP/SP durante vários anos com dificuldade emocional de “cortar o cordão umbilical” e se afastar definitivamente de família e amigos, mas depois vimos que aqui era o nosso lar. Sou especializado em Ortopedia, Traumatologia, Cirurgia da Mão e do Membro Superior. Em 1990 a Indústria Moveleira da região se aproximava de 300 fábricas com um índice de acidentes de trabalho que gerava muitos atendimentos diários no pronto socorro do HMSF. Tenho certeza de ter sido mais útil em SBS do que seria em São Paulo. Lá há uma das maiores concentrações de especialistas do país, aqui eu era o único especialista na área, portanto poderia fazer a diferença. Fui o primeiro Cirurgião de Mão com título do Estado de Santa Catarina e ainda sou o único em nossa região. Felizmente fizemos o correto para a evolução que a família conseguiu. Temos um sentimento de gratidão muito grande com SBS e com os muitos amigos que fizemos aqui.

SBS ONLINE : E A ENTRADA NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL ?
Dr. Moraes: Entrei no Serviço Público desde São Paulo. Trabalhava pelo SUS desde a faculdade, depois na residência, em seguida como médico do Staff de vários hospitais públicos e cheguei a trabalhar dentro da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, naquela época na Avenida Paulista. Em São Bento do Sul fui convidado a ser Diretor de Saúde. Depois passei a Secretário Municipal de Saúde e, em 15/06/1992, o então Secretário de Saúde e hoje Deputado Estadual Silvio Dreveck me contratou. Eu já havia sido aprovado em concurso para ser médico da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul na gestão anterior, porém não achei ético fazer a minha própria contratação, uma vez que ocupava a pasta como Secretário da Saúde e acabei indo para o final da fila.

SBS ONLINE: TERIA EM MENTE MAIS OU MENOS QUANTAS PESSOAS O SENHOR ATENDEU DURANTE TODOS ESSES ANOS ?
Dr: Moraes : Tenho registro de mais de 27.000 pacientes em meu prontuário eletrônico, iniciados em 1993, porém, todos os atendimentos realizados no Pronto Socorro do Hospital Sagrada Família foram perdidos porque não havia informatização dos atendimentos na época. Então, atendi um número maior de pacientes.
SBS ONLINE: O QUÊ O SENHOR DIRIA PARA AS PESSOAS QUE O SENHOR ATENDEU UMA A UMA ?
DR. Moraes: Agradeceria de coração a todos os que confiaram em mim esperando ter feito o melhor a cada um. Saber que consegui ajudar tanta gente torna todos os anos de estudo e sacrifício por que passei uma recompensa sem fim. Além disso, o conhecimento médico está sempre evoluindo junto à ciência e à medicina. Não paramos nunca de estudar.

SBS ONLINE : COMO O SENHOR DEFINE A EQUIPE DA SAÚDE DO MUNICÍPIO, OU SEJA, O CONJUNTO DE PROFISSIONAIS QUE FAZEM A DIFERENÇA NA SAÚDE ?
Dr. Moraes: São excelentes profissionais. São aprovados em concurso e precisam se preocupar em melhoria contínua para poderem ser promovidos dentro da carreira profissional. São constantemente fiscalizados e cobrados pela população e colegas com os quais dividem o trabalho. Temos índices de resultado muito bons, comparativamente aos parâmetros estaduais e nacionais. Obviamente há necessidade de melhoria continua. Na saúde pública a luta é constante para melhorar a qualidade e a quantidade dos atendimentos, apesar de os recursos financeiros nunca serem suficientes (e nunca serão, uma vez que os custos com pesquisas, tratamentos e novas terapias acompanham a evolução da tecnologia mundial, que avança sempre).

SBS ON LINE) A PASSAGEM PELA CAMÂRA DE VEREADORES, QUAL AVALIAÇÃO QUE O SENHOR FAZ? O SENHOR TEM VONTADE DE RETORNAR À POLÍTICA?
Dr. Moraes: Minha passagem pela Câmara de Vereadores foi um grande aprendizado. Fui muito feliz nos meus dois mandatos como vereador. Deixei a carreira política para me dedicar a um trabalho mais estruturante na área médica. Sou muito grato a todos os que confiaram seu voto em mim e me apoiaram em momentos difíceis. É muito importante a representatividade do povo para que se consiga o retorno dos impostos em melhorias de vida, emprego, saúde, segurança, crescimento de um município, de um estado e de um país. É importante se sentir representado, ser ouvido e ter a certeza que os recursos estão sendo bem empregados. É nos municípios que se consegue ter acesso direto aos representantes eleitos. Que se consegue ser ouvido. Geralmente lembramos em quem votamos nos municípios. Mas muitos esquecem de em quem votaram como deputados estaduais, federais e senadores. Depois não sabem como cobrar sua atuação. Atualmente as pessoas estão muito decepcionadas com a política. Os jovens, principalmente. Mas temos que nos envolver enquanto eleitores. Conhecer bem nossos candidatos. E votar mais conscientemente, esperando que nossos representantes realmente venham a desempenhar o seu papel pelo bem do país, do estado, do município. É triste ver muita gente boa, com boas intenções, honesta, trabalhadora, que poderia participar da política, e evita de se candidatar às várias esferas de governo, o que é uma pena porque o país precisa dessas pessoas para se consolidar, para manter o crescimento tão necessário para o bem estar de todos. O problema não está na política, está em quem foi votado e não cumpre o que promete. Não nos representa.

SBS ONLINE) E sua gratidão ?
Dr. Moraes: Tenho muita gratidão a São Bento do Sul, cidade que escolhi para viver, criar minhas filhas, fazer amigos e trabalhar. Aqui construí meu lar. Estou me aposentando como médico do serviço público de saúde, acreditando ter honrado a educação que tive no ensino público.
Continuarei atuando como médico em São Bento do Sul, dessa feita em meu consultório, buscando capacitação e estudos constantes e idealizando novos projetos para melhor atender aos meus pacientes. Agradeço as muitas mensagens carinhosas que recebi de pacientes e colegas.
Agradeço o apoio da minha família.
Portal SBS ONLINE Agradece o Dr: Moraes por ter atendido de pronto a nossa solicitação para a matéria.

Facebook Comments

You may also like

Ex-prefeito Magno Bollmann comemora 80 anos

Magno administrou São Bento do Sul em duas gestões. É idealizador do Parque Natural das Aves em Rio Natal é Engenheiro agrônomo e pós-graduado em engenharia ambiental.