Dona Zulma Grossl uma mulher de valor e determinação

Dona Zulma Grossl uma mulher de valor e determinação

- in Personagem da Semana
521
0

Neste domingo é o dia Internacional da Mulher, para marcar a data prestamos homenagem a todas as mulheres de valor através da nossa personagem da semana Zulma Grossl

A dona Zulma Grossl, embeleza a página www.sbsonline.com.br, edição motivada por sua força de trabalho ao longo de décadas, bem como reflete a força da mulher que ao longo dos anos se tornou referencia quando o assunto é estender a mão as pessoas.

Zulma Grossl é natural de Florianópolis, lembra de sua infância onde gostava de cantar, brincar de roda, subir em árvores, andar de bicicleta e tomar banho de mar.

Na adolescência, aos 14 anos foi convidada pelo Capitão Américo (chefe geral de educação física do estado) para fazer um curso extensivo de educação física. Ao terminar o curso, com nota máxima, as irmãs franciscanas de Gaspar procuravam uma professora de educação física para o Colégio São Francisco. Então nesta escola, em Gaspar, ficou dois anos morando e trabalhando como professora.

Aos 16 anos, seu pai foi transferido para São Bento do Sul e soube que o Colégio São José procurava por professor de educação física. Desta forma ela foi contratada pela escola em junho de 1948. “Portanto minha adolescência foi trabalhando muito”, revela .

Dona Zulma diz que com a chegada na Apae de São Bento do Sul ela aprendeu muito junto com alunos e direção.

Segundo ela existia uma fundação e nome Doutor Escobar Filho, do qual Doutor Bráulio Roesler era o presidente. Ela foi convidada para assumir a direção da escola Apae que atenderia na época nove crianças com necessidades especiais.

“Foi um grande desafio pois não tinha conhecimento sobre o assunto. Então através de visitas em outras escolas no estado e em Curitiba, muito estudo e convivência com as famílias dos alunos, fui me capacitando e assim nasceu a Escola Girassol e quatro anos depois, em 1974, a APAE. Foi nesse local que passei 35 anos como diretora”, lembra emocionada.

Segundo dona Zulma com as crianças portadoras de deficiência ela aprendeu ser generosa, amiga e principalmente mais humana.

Dona Zulma explica que a Escola Girassol está em boas mãos e sente saudades dos alunos e amigos que lá conquistou

A mulher nos dias atuais
Dona Zulma diz que ser mulher sempre foi um grande desafio, perante a sociedade. “E ainda é, pois o falso conceito de sexo frágil ainda existe. Temos um longo caminho a percorrer apesar das mudanças e dos nossos trabalhos provando que não somos inferiores”, relaciona .

Casamento, Filhos, Netos e Bisnetos
Casada com Werner Grossl, o casal teve dois filhos Carlos Augusto Borges Grossl e Mary Charlotte Borges Grossl de Mello. A alegria foi multiplicada por seis com a chegada dos netos: (Claudio Cezar de Mello Júnior, Fernanda Grossl de Mello, Rafaela Boehm DiBuono, Gabriele Grossl, Caio Werner Grossl de Mello e Carl Werner Grossl). Além dos bisnetos o Vincent e Leonardo.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Dedicação, amor e responsabilidade assim é o dia a dia da família Pickcius

Família construiu sonhos para crianças com um novo lar, mas que isso, o casal Grasiele e Fábio abraçaram novos desafios em uma linda história de amor. A mãe Grasiele diz com orgulho que os filhos são presentes de Deus.