
O Departamento de Trânsito Urbano (Detru) de São Bento do Sul acaba de receber um importante reforço para os trabalhos de sinalização viária: uma nova máquina de pintura termoplástica a quente, conhecida como fusor termoplástico.
A tecnologia funciona como uma caldeira, atingindo temperaturas entre 250 e 300 graus para derreter o material em pó que se transforma na tinta utilizada nas sinalizações horizontais. O principal uso da nova máquina será a pintura de faixas de pedestres e sinalizações de “PARE” em cruzamentos da cidade.
Entre os principais diferenciais em relação ao método tradicional de pintura a frio está a durabilidade e a agilidade. Enquanto a tinta fria exige reaplicação a cada 3 a 4 meses, a tinta termoplástica quente tem vida útil estimada entre 3 a 5 anos. Além disso, o tempo de secagem é significativamente menor — cerca de 5 minutos — permitindo que a via seja liberada quase imediatamente após a aplicação.
A economia gerada também será significativa. Uma lata de tinta fria, que cobre uma faixa, custa em média R$240. Já o saco de extrudado termoplástico de 25 kg, ao custo de R$149, permite a pintura de duas faixas. Em uma projeção simples, a longo prazo, o município poderá economizar expressivamente com a redução na frequência de repintura e no custo por aplicação.
Nas próximas semanas, a máquina passará pelo processo de emplacamento e os servidores do Detru serão capacitados para operar o equipamento, com previsão de início das atividades em cerca de 15 dias.
Gabriela Weihermann
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul


Facebook Comments
Secretaria de Saúde promove ações
"Você Gestante". "O Bem Estar e Todas as Idades" e "Banho de Floresta" são três ações que vem aí