Corpo de Bombeiros Militar de SC alerta para riscos de deslizamentos nas regiões atingidas pelas chuvas

Corpo de Bombeiros Militar de SC alerta para riscos de deslizamentos nas regiões atingidas pelas chuvas

- in São Bento do Sul
156
0

Com a redução do volume de chuvas nas últimas horas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforça o alerta emitido pela Defesa Civil Estadual sobre os riscos de deslizamentos na Grande Florianópolis e no Litoral Norte. A saturação do solo, combinada com a previsão de novas chuvas nos próximos dias (de acordo com a defesa civil estadual), aumenta significativamente o risco de deslizamentos. Como o solo permanece encharcado e sem tempo suficiente para absorver e escoar a água, o CBMSC orienta a população em áreas de risco a permanecer em alerta.

“Recomendamos que as pessoas que vivem em encostas ou áreas já afetadas pelas chuvas fiquem atentas a sinais de perigo, como trincas no solo ou movimentação de terra. Caso percebam qualquer indício de risco, é fundamental buscar imediatamente um local seguro”, destaca o tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior.

Estratégias de resposta e Forças-Tarefa prontas para atuar

O CBMSC já posicionou equipes e recursos na região litorânea para pronta resposta em caso de deslizamentos. Forças-Tarefa (FT) estão nas regiões afetadas desde o dia 16, com materiais específicos para intervenções em áreas atingidas, viaturas e outros equipamentos disponíveis para emprego imediato, caso seja necessário atuar em intervenções em áreas deslizadas.

Embora a expectativa seja de que o quadro não se agrave, as equipes seguem monitorando as condições climáticas e trabalhando em sintonia com a Defesa Civil para agir rapidamente, se for necessário.

Mobilização das forças-tarefa

Para atender a alta demanda de ocorrências, o CBMSC mobilizou equipes extras e está remanejando guarnições entre as regiões afetadas. Além do efetivo orgânico dos batalhões, cinco forças-tarefas foram acionadas para reforçar os trabalhos nas áreas atingidas.

As equipes de Itajaí, Blumenau, São José, Florianópolis e Balneário Camboriú estão atuando principalmente em ocorrências de busca e resgate em inundações e enxurradas, garantindo suporte à população afetada.

 Números Gerais e Ocorrências

  • 433 ocorrências registradas deste evento de chuvas;
  • ⁠37 municípios atendidos;

Recursos mobilizados:

  • 330 bombeiros militares e comunitários;
  • 94 viaturas;
  • ⁠48 embarcações.

Os atendimentos incluem resgates de pessoas ilhadas, desobstrução de vias, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares, cortes de árvores, buscas em inundações e enxurradas, intervenções em pequenos deslizamentos, e limpeza de ruas e prédios públicos.

 Em caso de emergência, ligue 193

Centro de Comunicação Social do CBMSC
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Distribuição de mais de 2 mil mudas de árvores

O evento ocorreu na Praça Jardim dos Imigrantes, onde foram entregues 2.180 mudas de diversas espécies como Araça, Araucária, Ariticum, Ameixa, Aroeira, Cerejinha-do-mato, Dedaleiro, Pitanga, Louro da Serra, Ipê Amarelo e Ingá Banana.