Cinco focos identificados nas primeiras semanas de 2025

Cinco focos identificados nas primeiras semanas de 2025

- in São Bento do Sul
62
0

A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio dos agentes de endemias da Secretaria de Saúde, divulgou nesta terça-feira (21), o novo boletim atualizado da dengue. O boletim, referente ao período de 1º a 20 de janeiro de 2025, aponta 5 focos, 22 notificações, 6 casos em investigação, 16 descartados e nenhum caso positivo confirmado de dengue até o momento no município. 

A diretora do Centro de Vigilância em Saúde (CVS), Silvana Bianco Bauer, enfatizou a importância de intensificar os cuidados preventivos contra a doença. “Recipientes que acumulam água expostos ao céu aberto podem se tornar um foco perigoso para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A população deve estar atenta aos objetos ao redor de suas casas, comércios e empresas, especialmente neste início de ano, quando as condições de calor e chuvas são propícias à proliferação do mosquito”, alertou.

Silvana destacou que, para evitar a proliferação do Aedes aegypti, é fundamental que a população adote medidas preventivas, como o uso de tampas em lixeiras, vedação de depósitos de água, limpeza regular de piscinas e ralos, além da eliminação de entulhos e objetos que possam acumular água. “Em caso de sintomas da doença, as pessoas devem procurar imediatamente uma unidade de saúde ou hospital para avaliação e orientação médica”, explicou.

Os focos  foram encontrados nos bairros Centenário, Brasília, 25 de Julho e Centro. 

Para denúncias de focos do mosquito ou para mais informações, a população pode entrar em contato com o setor de endemias pelo telefone (47) 3635-2228 ou pela ouvidoria no (47) 3631-6004.

Dionei Mendes

Assessoria de imprensa

Prefeitura de São Bento do Sul

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Cultivo de suculentas é alternativa de renda para a agricultura familiar

As plantas suculentas são um ótimo negócio para as famílias rurais e mostram que a agricultura pode ir muito além da produção de alimentos. No interior de São José do Cedro, no Extremo Oeste catarinense, a agricultora Márcia Lazzari encontrou no cultivo de suculentas uma paixão que se transformou em um empreendimento de sucesso com apoio da Epagri.