Cerimônia comemora 65 anos e empossa nova diretoria do Sindusmobil

Cerimônia comemora 65 anos e empossa nova diretoria do Sindusmobil

- in São Bento do Sul
33
0

Cerimônia comemora 65 anos e empossa nova diretoria do Sindusmobil

Entidade que representa um dos setores mais tradicionais e importantes da economia regional reúne mais de 400 empresas e gera mais de 6 mil empregos em São Bento do Sul e Campo Alegre

O Sindusmobil – Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul – celebrou, na noite desta segunda-feira (24), seus 65 anos de fundação durante uma cerimônia realizada no Sierra Eventos. O encontro também marcou a posse da nova diretoria para a gestão 2026-2028.

A entidade representa oficialmente um dos setores econômicos mais tradicionais e relevantes para a geração de empregos, renda e desenvolvimento da região. Atualmente, o Sindusmobil reúne mais de 400 empresas, responsáveis por mais de 6 mil empregos em São Bento do Sul e Campo Alegre.

Durante a cerimônia, Luiz Carlos Pimentel transmitiu a presidência para Anor Evaldo Katzer, que passa a comandar a entidade ao lado dos demais diretores, conselheiros fiscais e delegados junto à Fiesc.

O evento reuniu autoridades, lideranças de instituições, empresários e convidados, além de contar com uma palestra sobre o mercado de luxo e jantar de confraternização.

Legado, desafios e novos projetos

Ao deixar a presidência, Luiz Carlos Pimentel destacou os avanços conquistados pela indústria ao longo dos anos e a capacidade do setor de superar desafios e se adaptar às transformações do mercado.

Ele também ressaltou projetos em andamento voltados à competitividade, inovação e maior visibilidade do setor moveleiro, entre eles o Foresight, a Indicação Geográfica, a Amplia e o OpenLab.

“Os desafios ao longo do tempo mudam, mas uma característica permanece presente na história da nossa indústria: a capacidade de reagir, de se adaptar e de seguir em frente. O setor moveleiro da nossa região continua demonstrando sua força e sua resiliência. Foi exatamente esse espírito empreendedor que transformou São Bento do Sul e nossa região em uma referência mundial na fabricação de móveis”, destacou Pimentel.

O novo presidente, Anor Evaldo Katzer, afirmou que o Sindusmobil continuará aberto a iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do setor e para o avanço dos projetos já em andamento.

“No Sindusmobil, o setor moveleiro e da construção civil encontram um ambiente voltado à busca por evolução e por oportunidades de crescimento e de fortalecimento de suas atividades. As ações estão voltadas à qualificação profissional constante, à inovação e à busca por caminhos que levem à evolução dos negócios”, garantiu Katzer.

Potência moveleira

São Bento do Sul se destaca como, individualmente, o maior exportador de móveis do país. Em 2025, o setor moveleiro foi responsável por 48% das vendas internacionais das indústrias instaladas no município.

Considerando todo o polo moveleiro, formado por São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, o segmento exportou US$ 112,18 milhões no ano passado, valor que correspondeu a 47% das vendas internacionais de móveis de Santa Catarina.

A região se consolidou como um dos mais avançados clusters moveleiros do mundo e referência na fabricação de produtos em madeira maciça. São mais de 100 anos de história, experiência e conhecimento técnico, construídos a partir de investimentos constantes em tecnologia, processos e design.

Além das indústrias fabricantes, o setor conta com fornecedores, empresas prestadoras de serviços, laboratórios técnicos e instituições de ensino profissionalizante, técnico e superior.

Projetos buscam fortalecer competitividade

O Sindusmobil mantém diversos programas voltados à melhoria da competitividade internacional, promoção do setor e qualificação dos profissionais que atuam nas indústrias.

Entre eles está a Amplia – Aliança Planalto Norte pela Valorização do Setor Moveleiro, lançada em novembro de 2024 em parceria com a Fiesc, Sesi, Senai, Arpem e Sinmóvel de Rio Negrinho. As ações desenvolvidas com jovens em escolas públicas têm sido um dos destaques da iniciativa.

Outro projeto é o Foresight, desenvolvido em parceria com o Sebrae, que busca elevar a competitividade das empresas e fortalecer sua presença no mercado mundial por meio do desenvolvimento de produtos sustentáveis e de maior valor agregado. O trabalho está estruturado na gestão da economia circular, área em que a região já se tornou referência.

Também segue em andamento o processo para o reconhecimento oficial da Indicação Geográfica do Móvel de Madeira Maciça da Região de São Bento do Sul. O trabalho deverá continuar pelos próximos dois anos até a busca pela certificação junto ao INPI.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Sinmóvel de Rio Negrinho e conduzida pelo Sebrae/SC. A certificação deverá ampliar a visibilidade, a valorização e o diferencial competitivo do polo moveleiro nos mercados nacional e internacional.

Mais recentemente, o Sindusmobil aderiu ao OpenLab – Programa de Inovação Aberta, conectando startups de diferentes regiões do país aos desafios enfrentados pelas indústrias locais.

A proposta é aproximar o setor produtivo de empresas e profissionais que desenvolvem novas tecnologias e soluções, estimulando respostas para desafios relacionados à produtividade, automação, digitalização, inteligência artificial, sustentabilidade e competitividade.

Móvel Brasil

O Sindusmobil também é responsável pela realização da Móvel Brasil, considerada a maior vitrine do polo moveleiro da região.

A entidade assumiu a promoção e organização da feira em 2009 e, desde então, já foram realizadas 17 edições. Em 2023, o evento foi transferido para Balneário Camboriú, buscando ampliar a participação de lojistas e visitantes em razão da infraestrutura e logística oferecidas pela cidade.

Mesmo realizada fora da região, a Móvel Brasil permanece como uma das principais iniciativas de promoção de negócios das indústrias do polo moveleiro.

Nova diretoria do Sindusmobil – Gestão 2026-2028

Presidente: Anor Evaldo Katzer
Vice-presidente: Luiz Carlos Pimentel
1º Secretário: Alecksander Cesconetto
2º Secretário: Roger Jochem
1ª Tesoureira: Michele Pieckocz Rohde
2ª Tesoureira: Nadine Stoeberl Cardoso

Conselho Fiscal

Efetivos: Gian Sancler Mengarda, Jefferson Oswaldo Denardi e Laercio Becker

Suplentes: Adriana Cristine Zellner, Gustavo Henrique Katzer e Ricardo Hilgenstieler

Delegados Fiesc

Efetivos: Anor Evaldo Katzer e Arnaldo Huebl

Suplentes: Lucas Bender e Sergio Gassner

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Caminhonete atinge muro na Rua Jorge Zipperer e mobiliza bombeiros

  Duas mulheres ficaram feridas após uma caminhonete