Câmbio Verde arrecada mais de 3,7 toneladas de recicláveis no bairro Centenário
A Prefeitura de São Bento do Sul promoveu nesta sexta-feira (17), mais uma edição do Programa Câmbio Verde, desta vez no bairro Centenário. A iniciativa resultou na coleta de mais de 3,7 toneladas de materiais recicláveis, que foram trocados por frutas, verduras e produtos coloniais fornecidos por agricultores locais.
O Câmbio Verde é um programa que incentiva a destinação correta dos resíduos sólidos e ao mesmo tempo estimula o consumo de alimentos frescos e saudáveis. A ação funciona por meio da troca de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro e metal, devidamente limpos e separados.
Após a pesagem dos materiais, os participantes recebem vales que podem ser trocados por produtos frescos, contribuindo não apenas para a preservação ambiental, mas também para o fortalecimento da agricultura familiar e da economia local. Além disso, quem não possui recicláveis também pode comprar os alimentos diretamente no local.
O diretor de Resíduos do Samae, Luiz Sérgio dos Santos comentou.“O programa segue alcançando bons resultados e tem se consolidado como uma importante ferramenta de educação ambiental, sustentabilidade e apoio ao produtor rural. As edições do Câmbio Verde acontecem mensalmente atendendo as comunidades dos bairros Serra Alta, Cruzeiro e Centenário”, destacou.
O Câmbio Verde é uma iniciativa da Prefeitura de São Bento do Sul, com apoio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Epagri, Coopercat e Aprosul.
Dionei Mendes
Assessoria de Imprensa
