Câmara presta homenagem pelos 70 anos do Hospital Sagrada Família

Câmara presta homenagem pelos 70 anos do Hospital Sagrada Família

- in São Bento do Sul
254
Comentários desativados em Câmara presta homenagem pelos 70 anos do Hospital Sagrada Família

Homenagem ao doutor Júlio Teddy Miranda Ascui também foi aprovada

Na sessão desta segunda-feira, 14, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, diversos temas foram debatidos e votados. Em Discussão Única, foi aprovada por unanimidade a Moção de Aplausos de autoria dos vereadores Darlan Guliani e Zuleica Voltolini, em reconhecimento ao Hospital e Maternidade Sagrada Família, que celebra 70 anos de serviços prestados à população de São Bento do Sul e região.

O Hospital e Maternidade Sagrada Família, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de direito privado de amparo à saúde. Em sua estrutura hospitalar tem como atendimento prioritário os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Conta atualmente com 88 leitos destes 10 de UTI. Sendo, referência em alta complexidade oncológica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o planalto norte catarinense. Neste sentido, vem direcionando esforços em oferecer atendimento, estrutura e serviços qualificados para a comunidade.

A história inicia em 16 de outubro de 1954 quando as irmãs da congregação da Divina Providência assumiram a responsabilidade do pequeno hospital instalado em São Bento do Sul. Sua estrutura era formada por 7 quartos e 16 leitos de internação, com apenas 1 médico atuando.
A história de sua formação, no entanto, remonta a 1923, quando chegava à cidade o médico Pedro Raymundo Cominese. Depois de realizar estágios em hospitais da Alemanha, França e Áustria, retornou a São Bento do Sul e adquiriu um terreno onde, em 1942, construiu e inaugurou uma clínica.
A Clínica Dr. Cominese funcionou até 1954. Quatro anos antes, no entanto, já era constatado que ela não atendia a todas as necessidades da comunidade. Formou-se, então, em 29 de outubro de 1950, uma associação de caridade integrada por 79 associados, sob o nome de Sagrada Família. Seus estatutos foram editados no Diário Oficial de 20 de fevereiro de 1952 e lançados no registro de Sociedade Civil da comarca local em 23 de abril de 1952.
O agora hospital, passado ao gerenciamento das irmãs da Divina Providência, iniciava a composição do corpo clínico com a chegada à cidade do médico Hans Egon Kechele, em 17 de outubro de 1954. As instalações foram gradualmente sendo aumentadas para atender às necessidades crescentes dos serviços de atendimento à saúde.
A ampliação mais significativa, de uma ala de três andares, começou em março de 1976. O objetivo era criar novos espaços para enfermaria, pronto-socorro e leitos. Com a conclusão das obras, em 1977, houve a necessidade da vinda de mais médicos para o corpo clínico.

Unidade de Saúde Central

Em 2ª Discussão e Votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 658 de 2024, de autoria do Executivo Municipal, que estabelece o Plano Municipal de Turismo. Ainda foi aprovado o Projeto de Lei do Legislativo nº 133 de 2024, de autoria da vereadora Terezinha Maria Dybas, que denomina o Posto de Saúde Central de São Bento do Sul como Dr. Júlio Teddy Miranda Ascui, em homenagem ao médico que prestou grandes serviços à saúde pública local.

Em 1ª Discussão, o Projeto de Lei nº 659 de 2024, também de autoria do Executivo Municipal, que propõe alterações na Lei 2983, de 11 de outubro de 2011, foi debatido e seguirá para votação em uma próxima sessão.

Fizeram uso da palavra livre os vereadores Terezinha Dybas, Darlan Guliani, Carla Hofmann, Adriano Reinhardt e Zuleica Voltolini.–

Facebook Comments

You may also like

Homem é encontrado morto com as mãos amarradas em área de mata

Corpo estava em uma área de mata na Estrada Rio Antinha, no bairro Serra Alta