
🎶 Banda Treml é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de São Bento do Sul
🗓 Sessão da Câmara de Vereadores aprovou projeto por unanimidade nesta quinta-feira (8)
A tradicional Banda Treml foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de São Bento do Sul. O projeto de lei nº 44/2025, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores realizada nesta quinta-feira (8).
📜 Fundada em 1913, a Banda Treml soma mais de um século de contribuição à cultura musical do município e da região. O reconhecimento tem como objetivo preservar e valorizar o legado artístico da banda. “Esse reconhecimento significa preservar a cultura”, destacou o vereador Joelmir Bogo. Já a vereadora Zuleica Voltolini lembrou que o coreto da Praça Jardim dos Imigrantes leva o nome do maestro Afonso Treml, que liderou a banda por mais de 40 anos, por meio de um projeto de 2023.
🏫 Outro projeto aprovado na sessão foi o 39/2025, que autoriza o uso dos ginásios de esportes anexos às escolas municipais por associações de pais e professores fora do horário letivo. Os vereadores ressaltaram a importância de garantir a presença de um profissional remunerado para cuidar dos espaços durante essas atividades. “A emenda também vai regularizar a remuneração de um profissional que vai zelar pela quadra”, explicou Bogo.
🛣 Também foi aprovado o projeto 22/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, que denomina “Erica Hüttl” uma rua no bairro Serra Alta. A homenagem partiu de um pedido da comunidade local. Erica viveu e trabalhou na região dos 25 aos 85 anos.
A sessão contou com a participação dos vereadores Luiz da Luz, Cátia Friedrich, Diego Niespodzinski, Joelmir Bogo, Gilmar Pollum, Zuleica Voltolini, Terezinha Dybas e Rodrigo Vargas, que também usaram a tribuna durante a Palavra Livre.
📌 Acompanhe mais notícias da Câmara no SBS Online – Jornalismo de Verdade.

Facebook Comments
Falecimento; HERBERT SPROTTE “OPA SPROTTE”
NOTA DE FALECIMENTO Funerária Plano Planalto Comunica o