Apitaço’ mobiliza comunidade de São Bento do Sul no Maio Laranja

Apitaço’ mobiliza comunidade de São Bento do Sul no Maio Laranja

- in São Bento do Sul
410
0

São Bento do Sul – Aproximadamente 70 pessoas participaram, nesta sexta-feira (16), do ‘Apitaço’, evento promovido pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores em alusão ao Maio Laranja, mês de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização teve início na Praça Jardim dos Imigrantes, com caminhada pelas ruas centrais da cidade.

A vereadora Cátia Friedrich, procuradora da mulher, abriu o evento reforçando a importância de ações que alertem a sociedade sobre os riscos enfrentados por crianças e adolescentes. “Chega dessa situação. Nossa união é mais do que necessária”, afirmou, destacando também os perigos presentes na internet e no convívio diário.

Além de Cátia, representantes da Secretaria de Assistência Social, Polícia Militar, Soroptimistas, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Clube da Lady, OAB por Elas, e servidores de diversas áreas da assistência social também participaram da mobilização.

Caminhada com propósito

Após os pronunciamentos na praça, os participantes seguiram com apitos e faixas pelas ruas centrais, chamando a atenção dos pedestres e motoristas em semáforos e calçadas. A movimentação simbólica gerou impacto visual e sonoro, despertando o olhar da comunidade para a causa.

Durante o percurso, panfletos informativos e chaveiros temáticos foram distribuídos pelos servidores da Secretaria de Assistência Social, reforçando os canais de denúncia e prevenção.

Apoio nacional

O evento foi inspirado em uma conversa entre Cátia Friedrich e a senadora Damares Alves, durante um encontro nacional das Procuradorias da Mulher, em Brasília. Na ocasião, a senadora reforçou a necessidade de maior atenção à pauta da violência sexual contra menores.

Ao fim do percurso, os participantes retornaram à Praça Jardim dos Imigrantes, encerrando o ato com a certeza de que o barulho feito pelos apitos representou um grito coletivo por proteção, dignidade e justiça às crianças e adolescentes.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

🛵📢 Motofretistas em serviço terão isenção no estacionamento rotativo de São Bento do Sul

De acordo com o decreto, a isenção é válida exclusivamente para os motofretistas cadastrados no Departamento de Trânsito Urbano (DETRU) e em efetivo exercício da atividade de entrega.