A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, palestrou nesta sexta-feira (17), na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, em uma ação da Procuradoria da Mulher e do Legislativo. A parlamentar abordou sobre a importância da participação feminina na política, e os desafios enfrentados pelas mulheres que ingressam nesse meio.
Durante a abertura do encontro, a Procuradora da Mulher, vereadora Karen Lili Fechner, destacou que a presença de cada pessoa no evento representa o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “A Procuradoria tem como missão empoderar e dar voz às mulheres na sociedade, sendo que a participação feminina na política é fundamental e cada uma pode participar de alguma forma. Conhecimento é poder. Busquem apoio e construam uma rede de apoio sólida, porque é essencial para enfrentar os desafios”, destacou.
Karen ainda citou a necessidade das mulheres serem autênticas, sem a necessidade de se moldarem aos padrões existentes. “Sejam resilientes e não desistam diante das dificuldades. Não esqueçam a solidariedade, e todas devemos trabalhar unidas”, concluiu.
A abertura do evento foi feita por professores da Escola de Música Donaldo Ritzmann. Participaram o professor Simaan Habib, no violino, e Geovane Pereira Lopes, no violão. “Sextas-feiras são dias cansativos, mas quando recepcionados por uma boa música, anima o dia”, destacou Karen em seu agradecimento à escola.
Palestra
Com o tema relacionado à participação das mulheres na política, a deputada Paulinha iniciou sua palestra mostrando uma fotografia de 1927, quando a primeira mulher votou no Brasil. Ela lembrou que em 1932 foi incluído no código eleitoral o voto feminino, mas somente a partir de 1965 passou também a ser obrigatório. “E ainda hoje existem preconceitos”, lamentou.
Conforme a parlamentar, as mulheres são 51% do eleitorado, mas somente 12% das Prefeituras no Brasil são comandadas por mulheres. Além disso, o assédio e a violência política seguem presentes no dia a dia, e isso faz com que algumas desistam ou prefiram ficar afastadas da política.
Uma das maiores dificuldades, lembra a deputada, está no fato das mulheres terem tantos afazeres no dia a dia. Principalmente para quem é mãe de criança pequena, pois precisa dar atenção ao filho e às atividades dele. E, na política, existem muitas atividades à noite e muitos outros compromissos.
No entanto, a parlamentar destaca a importância de mesmo diante de tantas dificuldades, que mais mulheres possam surgir no meio político, trazendo uma visão diferenciada ao cenário até então dominado apenas por homens. “Também é necessário colocar fim ao preconceito e seguir lutando por seus objetivos”, disse.
Paulinha ainda apresentou uma série de números e pesquisas sobre as mulheres na política e lembrou de sua própria carreira, a qual não foi fácil. “Primeiro consegui me eleger prefeita de Bombinhas, onde fui considerada a melhor prefeita de Santa Catarina à época e a terceira melhor do país. Fui eleita deputada estadual em 2018 e reeleita em 2022. Hoje, ocupo o cargo de primeira secretária na mesa da Assembleia Legislativa (Alesc), posição onde há mais de 80 anos não havia mulheres”, destacou.
Na internet
A palestra da deputada foi transmitida ao vivo e a gravação está disponível no Youtube e no Facebook da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul (@cmvsbs).–
Mais informações:
Viviane de Vargas Miranda | 47 99645-8348
WhatsApp Comunicação | 47 3633-4446
Facebook Comments
Resultado Tri Mania 24 – 11
Morador de Rio Negrinho faturou R$10 mil no 3º Prêmio